Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Greenroom, rede social de áudio rival do Clubhouse, lançada pelo Spotify sem muito barulho em junho de 2021, alcançou um bom número de instalações em pouco mais de um mês de vida. De acordo com a consultoria Sensor Tower, usuários tanto de iOS quanto de Android já começaram a pegar gosto pela novidade.

Embora os números não sejam tão expressivos (nem perto, na verdade) quanto os conquistados pelo Clubhouse em sua chegada, o Spotify não pode reclamar do interesse mostrado pelos usuários nos pouco mais de 40 dias de existência do Greenroom no mercado de aplicativos.

publicidade

O app foi baixado mais de 141 mil vezes por usuários do iOS, sistema usado em iPhones da Apple, e já ultrapassou 100 mil downloads na Play Store, lojinha do Google, voltada para smartphones e dispositivos Android. De acordo com a Sensor Tower, boa parte das instalações do Spotify Greenroom aconteceu entre 16 e 25 de junho (106 mil, somadas as duas plataformas).

Ele ocupa, atualmente, o 12º lugar entre os apps de áudio. Os principais rivais, além do Clubhouse, são o Airtime e o Spoon, que contam, respectivamente, com 14,3 e 27,3 milhões de downloads desde seus respectivos lançamentos, há muito mais tempo que o Greenroom.

Como funciona o app?

O Spotify Greenroom tem uma interface bastante parecida com o Clubhouse. Ao criar uma conta, o usuário precisa selecionar os temas sobre os quais tem interesse e, por enquanto, essa é a ferramenta que vai apresentar as salas criadas e recomendadas pelo app. Existe a possibilidade de, no futuro, os conteúdos do streaming de música também servirem de base para recomendações no Greenroom.

Ao abrir uma sala, os administradores ficam no topo com ícones redondos grandes, enquanto os ouvintes ficam abaixo com ícones menores. Na parte superior, o app mostra o tipo de conteúdo, o tempo decorrido da sala e a opção de sair. Embaixo, encontram-se os botões para adicionar alguém na sala, pedir para falar e compartilhar o link da sala.

publicidade

Existe um espaço para grupos de conteúdo, no qual usuários podem criar seus grupos e promover as discussões. O app tem um calendário onde aparecem as próximas salas que devem começar de acordo com os perfis e grupos que o usuário segue, além de oferecer a opção de agendar uma sala ou adicionar ao calendário as sugestões do app.

O Spotify Greenroom também disponibiliza para as instalações um sistema que permite aos usuários darem joias (gems) aos criadores durante as salas caso gostem de seu conteúdo. Para isso, basta dar um duplo toque sobre o ícone do criador. As joias são mostradas no perfil do usuário em destaque.

Via TechCrunch