Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O leitor de tela é uma ferramenta capaz de captar os dados dos elementos visuais da tela do celular, como o texto alternativo (ou alt text) que descreve fotos entre outros dados, e ler com a voz do assistente virtual permitindo que uma pessoa com deficiência visual possa ter uma experiência de uso mais adequada. Assim, esse recurso pode ler não só fotos da galeria e do navegador, como os ícones dos apps, tópicos de um menu e demais informações em forma de textos e imagens.

Tanto os celulares da Apple como os aparelhos Android já vêm com seu próprio leitor de tela nativo, que pode ser encontrado na seção de Acessibilidade do celular. E para ativar, é bastante simples. Confira:

publicidade
Voice Over da Apple
  • Na tela inicial, toque em Configurações;
  • Role até Acessibilidade e toque;
  • Toque na opção Voice Over e na página seguinte, ative o leitor de tele.
Screenshot do leitor de tela VoiceOver da Apple

Captura de tela do VoiceOver

Abaixo da opção para ativar o Voice Over, é possível configurar diversas ferramentas do leitor, como controle da velocidade de fala da assistente virtual, configurar comandos e até um mecanismo de simula braile para acessar informações.

TalkBack do Android
  • Na tela inicial ou no menu, toque em Configurações;
  • Role até encontrar a opção Acessibilidade e toque;
  • Toque em TalkBack e, na página seguinte, ative a ferramenta.
Screenshot do leitor de tela TalkBack do Android

Captura de tela do TalkBack

Assim como o leitor de tela do iPhone, o recurso do Android para pessoas com deficiência visual permite realizar algumas alterações nas configurações para que a ferramenta se encaixe nas necessidades do usuário.

Interface otimizada

Se você tem alguma deficiência visual e usa um aparelho Android, existe ainda outra ferramenta capaz de facilitar a usabilidade do seu smartphone. O CPqD Alcance + é um app que transforma a interface do sistema operacional do Google em uma nova interface otimizada para pessoas com deficiência visual em vários níveis. Além disso, o aplicativo confere diversos recursos e atalhos, como o comando de voz acionado ao desenhar um círculo na tela, que garantem ainda mais agilidade na hora de usar o celular. Você pode baixar o CPqD Alcance + gratuitamente aqui.

Imagem: SolStock/iStock

publicidade