Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um projeto norueguês no site de financiamento coletivo Kickstarter apresenta um acessório compatível com MagSafe que adiciona controles físicos para câmeras do iPhone. Com o Fjorden (de fiorde, os pitorescos vales criados pela erosão de geleiras no ártico), o usuário terá a sensação de usar uma câmera dedicada ao tirar fotos com o seu smartphone Apple, usando um botão obturador adequado e tendo acesso a mostradores personalizáveis. Tudo com sensação tátil física, como nas câmeras do passado.

Fjorden, projeto MagSafe

publicidade

Apesar de não ser o primeiro acessório a trazer esse tipo de proposta, a partir da compatibilidade com o MagSafe, o Fjorden permite ao usuário remover sua alça e seus botões da placa traseira ou da caixa por meio de um clipe de liberação rápida. O produto não muda drasticamente o formato geral do iPhone, o que também o torna um pouco diferenciado com relação a outros acessórios com o mesmo objetivo. Tendo 10,7 mm de espessura, quando conectado a um iPhone 12 Pro (por exemplo), essa medida passa para 21 mm. A empunhadura também funciona como suporte, o que pode ser útil para muitos usuários.

detalhe do controle físico de câmera no Fjorden

O botão do obturador possui dois estágios, quando pressionado até a metade, executa o foco e, ao ser pressionado totalmente, tira uma foto. O acessório também traz um dial de controle personalizável que permite ajustar configurações como velocidade do obturador ou ISO, sem precisar tocar na tela. Há um botão multifuncional personalizável que pode acionar recursos como modo retrato ou flash. Já uma alavanca física de zoom permite que a pessoa alterne entre as lentes do iPhone, ou aumente e diminua o zoom, como faria no movimento de pinça com os dedos tocando a tela do celular.

App próprio e de terceiros

Na parte de apps, o acessório talvez exigirá o uso de um aplicativos de terceiros para desbloquear todas as suas funcionalidades. Os responsáveis pelo Fjorden dizem que o app próprio de câmera utiliza todas as ferramentas de fotografia computacional que a Apple disponibilizou aos desenvolvedores, incluindo o modo retrato, HDR/Deep Fusion e ProRAW. Entretanto, não há um Modo Noturno. O projeto diz que apps existentes, como Obscura e ProCamera (que desenvolveu seu próprio Modo Noturno), também serão totalmente compatíveis com o Fjorden Grip no lançamento.

publicidade

usuário com o Fjorden

A interface do aplicativo é totalmente personalizável, permitindo ao usuário atribuir recursos ou parâmetros de controle aos controles de hardware do Fjorden. O aplicativo é compatível com todos os modelos de iPhone rodando iOS 14 ou mais recente e, com relação a tamanho, o Fjorden é compatível com todos os modelos de iPhone 11 e iPhone 12, além de futuros iPhones. O Fjorden usa uma bateria de célula tipo moeda CR2430 padrão e promete até 12 meses de vida útil da bateria. A bateria pode ser substituída pelo usuário, e o acessório vem com uma garantia de dois anos e uma garantia de devolução do investimento em 30 dias.

No site do Kickstarter, o Fjorden já atingiu sua meta de financiamento coletivo, e os interessados ainda podem participar com valores a partir de 119 Euros (R$ 736, aproximadamente, em conversão direta hoje, 20/07). Com o produto, são enviados o clipe e a capa MagSafe (que cabe em qualquer versão do iPhone 11 ou 12 e sai por um valor a mais). As remessas estão previstas para começarem em fevereiro de 2022, porém, não há envios para o Brasil ou demais países da América do Sul por enquanto. É importante ter em mente que existem isenções de responsabilidade em projetos de crowdfunding, como o Kickstarter, ou seja, as pessoas interessadas apoiam por sua própria conta e risco.

Via TechRadar