Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia Chalmers da Suécia publicaram um estudo sobre uma forma mais barata de produzir telas coloridas de e-paper para leitores de eBooks. Leitores de livros eletrônicos que também mostram cores não são nenhuma novidade, mas essa nova tecnologia poderia torná-los bem mais baratos.

Os leitores atuais, como o Kindle da Amazon, trazem uma experiência de leitura em preto e branco com luz de fundo, e leitores digitais coloridos ainda são muito caros para o consumidor médio. Mas a nova tecnologia dos pesquisadores suecos de e-paper para leitores pode significar que eReaders coloridos logo se tornem mais acessíveis.

publicidade

Nova tecnologia de ePaper colorido pode revolucionar leitores de eBooks

No estudo, publicado no jornal Nano Letters, os pesquisadores criaram telas com uma combinação de trióxido de tungstênio, ouro e platina. O trióxido de tungstênio consegue regular como a luz é absorvida e refletida. Essa capacidade reflexiva do metal também cansa menos os olhos do que uma luz de fundo. Além disso, as novas telas de e-paper produzidas com esse método são mais eficientes no uso de energia, usando luz ambiente em vez de uma luz de fundo, e mostrando texto e imagens em cores mais precisas.

“Nesse estudo, mostramos um novo design para nanoestruturas eletrocrômicas inorgânicas que contorna o problema da baixa refletividade, enquanto ainda fornece uma excelente gama de cores”, diz o artigo. Para isso, os pesquisadores selecionaram os metais corretos e reverteram camadas de filme finas, e assim todos os componentes eletrônicos ficam escondidos atrás da tela reflexiva. “Mostramos que nossas nanoestruturas claramente superam os últimos leitores digitais coloridos disponíveis no mercado, tanto em termos de gama de cores como de brilho”, concluem os pesquisadores.

Leitores com telas de e-paper coloridas feitas com essa tecnologia podem popularizar ainda mais os eBooks, com a possibilidade de ler livros com ilustrações e quadrinhos.

publicidade

Via Pocket-Lint

Imagem: eInk