Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O YouTube passou a permitir ao usuário do Android que compartilhe capítulos de vídeos hospedados na plataforma. O recurso já estava disponível na versão desktop há algum tempo e agora chega, embora com algumas restrições, ao sistema operacional do Google.

Uma das limitações no recurso do Android é que você só pode compartilhar o timestamp ou carimbo de data/hora correspondente ao início do capítulo. Claro, ainda é possível adicionar manualmente o tempo no final da URL — se você quer que o vídeo se inicie em 2min45s, basta inserir o código “?t=165” no link —, mas aí é necessário transpor a métrica de minutos/segundos para segundos inteiros e, dependendo do momento, custar um tempo de trabalho.

publicidade

De qualquer forma, para acessar o menu de compartilhamento de capítulos no YouTube, basta tocar no link para o início da seção na barra inferior esquerda do vídeo (com o ícone “>”). A partir daí, o app relaciona o índice de todos os capítulos com o botão de compartilhamento à direita. Você pode selecionar o app em que deseja compartilhar ou copiar o link para fazê-lo manualmente. Funciona bem, de forma intuitiva, e talvez seja o prenúncio de um recurso já disponível na versão do desktop em que o usuário consegue compartilhar vídeos partindo de qualquer timestamp.

Captura de tela de recurso de compartilhamento de capítulos em vídeos do YouTube

YouTube agora relaciona índice de capítulos no vídeo para compartilhamento (Reprodução/Vida Celular)

 Capítulos no YouTube

Introduzido em maio do ano passado, o recurso de Capítulos no YouTube possibilita a divisão de qualquer vídeo na plataforma por tópicos de interesse, como em um antigo capítulo de DVD ou Blu-Ray. Criadores de conteúdo já adicionam tais marcadores aos próprios vídeos, mas o Google tem realizado experimentos com aprendizado de máquina para automatizar o processo.

Sobre o novo recurso de compartilhamento no Android, é importante também observar que o app habilita a ferramenta somente em vídeos que já são divididos por capítulos.

Via Android Police

publicidade

Imagem: Rafapress/Shutterstock