Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em um movimento para reforçar o uso adequado de sua plataforma de vídeos, o Google está solicitando a verificação de idade de usuários do YouTube. A solicitação aparece para usuários quando a empresa desconfia que a pessoa pode não ter idade suficiente para gerenciar sua própria conta.

Como pano de fundo desse reforço em suas políticas de uso, podemos citar os problemas graves que ocorreram nos Estados Unidos, com direito a uma multa pesada que a empresa recebeu em 2019. Na época, a pena fez com que o Google já começasse um processo de mudanças em conteúdos voltados para crianças no YouTube e aos dados dos usuários menores de idade. A coleta de informações em vídeos feitos para crianças passou a ser limitada “apenas ao necessário para apoiar a operação do serviço”, de acordo com a empresa. De lá para cá, outros passos foram dados, como um sistema de controle dos pais para crianças, anunciado recentemente, em que uma pessoa responsável vincula a conta de seu tutorado à sua para configurar alguns aspectos de conteúdo.

publicidade
Se houver desconfiança da idade, o Google fará a solicitação de confirmação

Sobre a verificação que usuários têm encontram no YouTube, há informações em sua página de suporte sobre a necessidade de uma atualização para as contas atenderem à restrição de idade. No post, é indicado que, se houver desconfiança de que o usuário pode não ter idade suficiente para gerenciar sua própria conta, ele terá 14 dias para configurar a supervisão. É possível ter informações detalhadas sobre essa configuração acessando aqui.

Há também a possibilidade da pessoa confirmar que tem idade suficiente para gerenciar sua conta. Neste caso, o usuário pode usar um documento de identidade oficial para confirmar, ou usar um cartão de crédito.

Será necessário fazer upload de uma cópia eletrônica de um documento de identidade oficial válido que mostre a data de nascimento da pessoa. O Google informa que a maioria das solicitações é analisada em até 24 horas e que a cópia será excluída depois que for validada a data de nascimento.

Para a opção de confirmação de idade pelo cartão de crédito, a conta da pessoa autoriza uma pequena quantia para verificar se o cartão e a conta são válidos. O valor não é cobrado efetivamente e a autorização geralmente desaparece nos próximos dias.

publicidade

O Google também informa que há um site de upload dedicado para o envio de documentos e que nunca solicita que a pessoa envie esses detalhes e dados por email (isso é importante para que estejamos atentos com golpes). Dentre os objetivos da empresa, deve estar o de garantir o uso de histórico de exibição e navegação dos usuários no YouTube para publicidade, uma prática ilegal para menores de idade em boa parte do mundo. Na Europa, uma legislação de proteção à criança (parte da Diretiva de Serviços de Mídia Audiovisual da União Europeia) está forçando os usuários a verificarem sua idade. Possivelmente, para proteger melhor os menores de conteúdo impróprio ou violento.

Via Android Police

Imagem: Mirko Sajkov/Pixabay/CC