O YouTube passou a permitir ao usuário do Android que compartilhe capítulos de vídeos hospedados na plataforma. O recurso já estava disponível na versão desktop há algum tempo e agora chega, embora com algumas restrições, ao sistema operacional do Google.
Uma das limitações no recurso do Android é que você só pode compartilhar o timestamp ou carimbo de data/hora correspondente ao início do capítulo. Claro, ainda é possível adicionar manualmente o tempo no final da URL — se você quer que o vídeo se inicie em 2min45s, basta inserir o código “?t=165” no link —, mas aí é necessário transpor a métrica de minutos/segundos para segundos inteiros e, dependendo do momento, custar um tempo de trabalho.
De qualquer forma, para acessar o menu de compartilhamento de capítulos no YouTube, basta tocar no link para o início da seção na barra inferior esquerda do vídeo (com o ícone “>”). A partir daí, o app relaciona o índice de todos os capítulos com o botão de compartilhamento à direita. Você pode selecionar o app em que deseja compartilhar ou copiar o link para fazê-lo manualmente. Funciona bem, de forma intuitiva, e talvez seja o prenúncio de um recurso já disponível na versão do desktop em que o usuário consegue compartilhar vídeos partindo de qualquer timestamp.
Capítulos no YouTube
Introduzido em maio do ano passado, o recurso de Capítulos no YouTube possibilita a divisão de qualquer vídeo na plataforma por tópicos de interesse, como em um antigo capítulo de DVD ou Blu-Ray. Criadores de conteúdo já adicionam tais marcadores aos próprios vídeos, mas o Google tem realizado experimentos com aprendizado de máquina para automatizar o processo.
Sobre o novo recurso de compartilhamento no Android, é importante também observar que o app habilita a ferramenta somente em vídeos que já são divididos por capítulos.
Via Android Police
Imagem: Rafapress/Shutterstock