Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Slack anunciou uma série de novas ferramentas hoje (30/06), incluindo os Círculos do Slack, recurso de chamadas de áudio que tenta resgatar a informalidade do ambiente de trabalho. As novidades, segundo a empresa, pretendem oferecer aos usuários uma adaptação mais confortável às necessidades do home office e das rotinas de trabalho híbridas.

Os Círculos do Slack, aliás, têm como objetivo recriar remotamente as conversas casuais e informais do trabalho presencial. No entendimento dos desenvolvedores do app, esse tipo de diálogo fortalece o espírito de colaboração entre seus participantes, proporcionando melhores resultados no trabalho.

publicidade

Justamente pelo caráter casual, os Círculos do Slack dão liberdade para os usuários escolherem quando entrar e sair das chamadas. Nas palavras da empresa: “Todos que participam desse canal são livres para ir e vir, como se estivessem passando pela sua mesa”. De maneira geral, a proposta se parece bastante com apps como o Clubhouse ou mesmo o Discord e é a tentativa do Slack de alcançar a concorrência.

Imagem mostra os Círculos do Slack em funcionamento

Entretanto, o recurso, pelo menos nessa fase inicial, é voltado quase totalmente às chamadas de áudio, utilizando o vídeo apenas para o compartilhamento de tela. Apesar disso, o CEO do Slack, Stewart Butterfield, afirmou que a inclusão da transmissão de vídeo é uma possibilidade no futuro.

Mensagens agendadas e gravações figuram na lista de novidades

Além das chamadas de voz dos Círculos, o Slack está implementando também o envio de mensagens agendadas. A finalidade disso é facilitar a fluidez do trabalho de equipes muito grandes, que contam com pessoas em diferentes fusos horários. Embora já estejam sendo estabelecidas no app, somente as mensagens programadas estarão disponíveis para todos as versões, já que os Círculos, por enquanto, são exclusivos das versões pagas.

publicidade

O Slack também prevê estabelecer a gravação de voz, de vídeo e de tela nos próximos meses. Graças à parceria com a Amazon, aliás, tanto os Círculos quanto as gravações terão transcrições proporcionadas pelo Amazon Transcribe. E no caso das chamadas de voz ou de vídeo gravadas, as transcrições poderão ser pesquisadas no app depois.

Com isso, é possível perceber que a plataforma de trabalho está realmente se esforçando para suprir todas as necessidades que exige o trabalho híbrido. Porém, não sabemos ainda se as ferramentas das versões pagas chegarão à versão gratuita do app, o que pode favorecer seu sucesso. Afinal, a concorrência oferece uma experiência semelhante, com funções bem parecidas, sem cobrar nada a mais.

Via The Verge

Imagem: Mikhail Nilov/Pexels/CC