Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Procon, que recentemente notificou os principais bancos sobre os problemas causados pelo crescente número de roubos de celular, agora quer ajudar o consumidor a se proteger das fraudes, apagando remotamente os dados do dispositivo. O órgão publicou, em seu site oficial, um passo a passo com a intenção de orientar as vítimas e, assim, minimizar, ou evitar, prejuízos ainda maiores.

“Se roubaram o seu celular, em pouco tempo uma quadrilha vai aplicar golpes na sua conta bancária e te causar prejuízos enormes. Não espere. Defenda-se. Não há tempo para você informar seu banco. Corra para o primeiro celular ou computador e apague os dados do seu celular para que o bandido não possa aplicar o golpe”, avisou Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.

publicidade

De acordo com o órgão fiscalizador, após uma reunião com representantes de operadoras de telefonia, bancos, e das plataformas Apple e Google, ficou definido que, em breve, será disponibilizada uma central com as orientações que o consumidor deve seguir nesses casos. Enquanto isso não acontece, a orientação básica do Procon para evitar fraudes e se proteger é rapidez na hora de apagar os dados do celular roubado.

Passo a passo

O Procon sintetizou, em poucas linhas (e no vídeo acima), a forma simples de apagar os dados do celular, seja ele iOS ou Android, e evitar ser mais uma vítima de fraude. De acordo com o órgão, o primeiro passo é procurar por um celular ou computador disponível.

Se o celular roubado for Android, o usuário deve digitar na barra de endereços “android.com/find” e, em seguida, colocar seu login e senha. Feito isso, basta clicar em “Limpar Dispositivo”. Para modelos iOS, o consumidor deve digitar “icloud.com” e, em seguida, digitar seu login e senha. Após ter feito isso, basta clicar em “Buscar iPhone” e, finalmente, “Apagar iPhone”. Pronto. Você está mais protegido e menos propenso a ter a conta bancária esvaziada.

publicidade

Imagem: Tero Vesalainen/Shutterstock