Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O órgão de controle de competição Federal Cartel Office (FCO) da Alemanha deu início a uma investigação sobre a Apple por sua “significância soberana através de vários mercados”. O FCO vai analisar se a Apple dominou o mercado criando um ecossistema digital baseado no iOS e iPhones, segundo Andreas Mundt, presidente do órgão alemão em uma declaração oficial.

Mundt acrescentou que a investigação vai focar na App Store, já que a loja de apps “permite que a Apple influencie muitos negócios de terceiros de várias maneiras”. O regulador também disse que o FCO vai explorar “a magnitude das fontes tecnológicas e financeiras [da Apple] e seu acesso a dados”.

publicidade

A Apple, por sua vez, disse que está “aberta para diálogo” com o FCO sobre as questões levantadas pelo órgão.

A investigação da Apple na Alemanha é apenas uma das ações de reguladores sobre as quatro gigantes da Big Tech por condutas anticompetitivas, com Amazon, Facebook e Google também passando por escrutínio dos legisladores.

O FCO disse que recebeu várias queixas de práticas anticompetitivas de desenvolvedores de apps contra a companhia de Cupertino. A principal crítica dos desenvolvedores é o “uso obrigatório do sistema de compras dentro do app da própria Apple e a comissão de 30%” que a companhia tira dos desenvolvedores. Outras queixas vieram da indústria de anúncios e mídia, e se relacionam com as restrições de rastreamento de dados dos usuários no iOS 14.5.

Em sua resposta oficial, a Apple disse que a “economia de apps do iOS” apoia mais de 250 mil empregos na Alemanha. “A App Store dá a desenvolvedores alemães de todos os tamanhos a mesma oportunidade de compartilhar sua paixão e criatividade com os usuários de todo o mundo, enquanto cria um lugar seguro e confiável para clientes baixarem os apps que gostam com as proteções de privacidade que eles esperam”, diz a declaração.

publicidade

Via Mobile World Live e BBC News

Imagem: Christian Lue / Unsplash