Uma nova patente registrada pela Nokia apresenta um conceito nunca visto antes: uma câmera giratória de 360º que aponta automaticamente em direção à fonte do som captado. Com o nome de “Rotating Camera and Microphone Configurations” (Configurações de câmera giratória e microfone, em tradução livre), a patente foi concluída em dezembro de 2020, mas apenas recentemente apareceu no banco de dados do Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO, na sigla em português).
No registro sob a numeração 1919060.2, a Nokia mostra como funcionaria a tecnologia incomum. A lente ficaria em uma das bordas do módulo da câmera giratória, na esquerda ou direita, e mudaria de orientação de acordo com a origem do sinal sonoro. Segundo o texto, um par de microfones acoplados no módulo faria o trabalho de rastrear e captar o áudio no espaço para o ajuste de direção. A partir daí, a lente na câmera apontaria para a fonte do som e produziria um videoclipe.
Funcionamento seria parecido com o Palco Central do iPad Pro
Em tese, a tecnologia no smartphone funcionaria de forma semelhante ao recurso de Palco Central no iPad Pro, com a diferença do ajuste de 360º na câmera e a adoção dos microfones para capturar o som espacial. Ou seja, o usuário seria capaz de gravar um vídeo aleatório com duas ou três pessoas e o dispositivo determinar o foco nos personagens de forma automática, uma vez que a câmera poderia de rastrear e apontar de onde vem o som.
Ainda segundo a patente, além das configurações de vídeo inusitadas, o módulo de câmera giratória funcionaria tanto para selfies quanto imagens traseiras. Definitivamente, um dos projetos mais interessantes da Nokia nos últimos anos, embora, como sempre frisado, a execução (e posterior distribuição/venda), por se tratar de uma patente, esteja distante de ser garantida.Via MySmartPrice
Imagem: FMR/Unsplash/CC