Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O grande dia chegou e você percebeu que seu filho cresceu. Ele não está mais satisfeito com a experiência limitada e infantil do YouTube Kids, e quer poder navegar por mais conteúdo online. Se esse é o seu drama, a boa notícia é que o Google está investindo algum tempo em uma solução que vai permitir que crianças e pré-adolescentes possam navegar pelo YouTube convencional com o controle dos pais.

A novidade exigirá que o responsável vincule a conta do seu tutorado à sua, e partir daí configurar alguns aspectos de conteúdo. Três filtros principais estarão disponíveis, com o primeiro permitindo navegação por conteúdo recomendado para crianças com nove ou mais anos, outro com conteúdo recomendado para maiores de 13, e um último com todo os vídeos da plataforma — exceto restritos para maiores de 18 e aqueles que envolvam tópicos sensíveis. O Google avisa, porém, que seu algoritmo não é perfeito, e por isso o acompanhamento de responsáveis segue mais do que recomendado.

publicidade
Nada de falar com estranhos

Talvez o mais interessante dessa nova forma de navegar pela plataforma seja a desativação da caixas de comentários, chats ao vivo, upload de vídeos, compras, e até a reprodução automática (essa poderá ser alterada). Basicamente não poderá haver interação direta com outros usuários, ou gastos. O app também avisará a criança ou pré-adolescente sobre quando é recomendado fazer uma pausa no YouTube, inclusive para dormir, de acordo com o controle dos pais.

Embora o Google já entregue uma série de detalhes sobre essa nova experiência na plataforma de vídeos, a empresa se limita a informar que os testes começarão em breve. Uma página em português já está disponível trazendo respostas para dúvidas mais comuns nesse momento.

O novo serviço da companhia chega pouco tempo depois do anúncio de novos recursos para o Mapas, Android, Assistente e outros. A gigante de buscas está tendo um primeiro semestre inspirado em suas instalações em Mountain View.

Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels/CC

publicidade