Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Sonic, o ouriço mais famoso dos videogames, completa 30 anos nesta quarta-feira (23/6). Para celebrar, separamos uma lista com os cinco melhores games da mascote da SEGA disponíveis nos smartphones.

1. O original: Sonic The Hedgehog, de 1991

Criado pela SEGA como uma alternativa ao sucesso de Mário, da Nintendo, Sonic chegou ao Megadrive em 1991 com um jogo de plataforma muito diferente do que o público estava habituado. Além do visual colorido que mesclava artes de bichinhos fofinhos com máquinas no melhor estilo cyberpunk, o game era rápido e forçava o jogador a testar suas habilidades em plataformas que se espalhavam por um mapa não linear. Toda a emoção ficava completa com uma trilha sonora composta por teclados e sintetizadores.

publicidade

Sonic completa 30 anos: confira a lista com os melhores games mobile. Imagem: Sega

O primeiro game foi um sucesso de vendas e acabou transportado para diversas plataformas, incluindo o Master System alguns poucos meses após o seu lançamento. O game é um clássico que merece ser conhecido, jogado e revisitado inúmeras vezes e que felizmente está disponível nos smartphones. Ele pode ser baixado gratuitamente tanto para Android quanto iOS.

Sonic completa 30 anos: confira a lista com os melhores games mobile. Imagem: Sega

2. Sonic The Hedgehog 2

Sonic The Hedgehog 2 foi responsável por introduzir aos jogadores a raposa Tails, parceiro mirim do Sonic. Além do companheiro (que poderia ser jogável em um modo multiplayer), o game também foi responsável por expandir a mitologia de Sonic que, além de proteger os animais do vilão Robotinik, também teria que reunir as esmeraldas do caos. Ao coletá-las, Sonic também ganhou novos poderes passando a se tornar o Super Sonic (uma espécie de transformação super saiyajin do ouriço) quando atingia o número de 50 anéis coletados.

publicidade

Sonic The Hedgehog 2 também está disponível para Android e iOs.

Sonic completa 30 anos: confira a lista com os melhores games mobile. Imagem: Sega

Sonic CD introduziu o personagem Metal Sonic aos games do ouriço. Imagem: SEGA

3. Sonic CD

Sonic CD foi um spin off de Sonic criado para o SEGA CD – um dispositivo de expansão criado para o Megadrive que o transformava em um leitor de jogos em CD -, lançado em 1993, e que fez pouco sucesso em comparado aos seus antecessores. Apesar disso, o game conta com uma história divertida ao apresentar Metal Sonic, uma réplica metálica criada por Robotinik para destruir o ouriço e seus amigos. O game também inovou a franquia ao apresentar o conceito de viagem no tempo.

Disponível para Android e iOS.

Sonic completa 30 anos: confira a lista com os melhores games mobile. Imagem: Sega

Sonic 4 é uma tentativa de transportar a essência dos jogos de Megadrive para as novas gerações. Imagem: SEGA

5. Sonic 4

Sonic 4 foi uma tentativa de recriar a nostalgia dos games de Megadrive para os consoles de nova geração. Embora seja um bom jogo nos requisitos técnicos, o game acabou não fazendo tanto sucesso em decorrência da estratégia adotada pela SEGA durante o seu lançamento, que decidiu separá-lo em episódios vendidos separadamente nos videogames e smartphones.

O primeiro episódio pode ser adquirido nos smartphones Apple e Android por aproximadamente R$ 20.

5. Sonic Forces

Sonic Forces é o título mais recente da franquia e, embora tenha sido um fracasso nos videogames, acabou ganhando a redenção do público em uma versão mobile que mistura um sistema de customização de personagens com a mecânica de jogos no estilo Temple Run.

O título é gratuito, mas possui a opção de compras de itens e recursos adicionais dentro do dele. Essa estratégia gerou polêmicas no final do ano passado quando um garoto de seus anos acabou gastando cerca de R$ 80 mil reais no cartão de crédito dos pais com itens para o seu personagem no game.

Disponível para Android e iOS.

6. Sonic Dash 2

Assim como Sonic Forces, Sonic Dash 2 é um jogo inspirado na mecânica de Temple Run, em que o jogador deve controlar o personagem correndo e desviando de obstáculos. O diferencial do game é que ele se passa no universo de Sonic Boom, animação criada originalmente para o Cartoon Network e que pode ser conferida pelos brasileiros na Netflix. Ela apresenta uma versão moderna do Sonic com novos personagens e traços estilizados.

Disponível para Android e iOS.

Comemorações incluem filme e jogo novo

De acordo com a SEGA as comemorações do aniversário de 30 anos de Sonic serão uma série de eventos que começam em 2021 e se estenderão ao longo de 2022. Entre as novidades, a empresa japonesa anunciou um game do personagem para os consoles de nova geração, além de um novo filme live action com previsão de lançamento em 2022.

Imagem: Wikimedia Commons/CC