

Caso queira fazer uma ligação para um número de uma cidade com outro prefixo é necessário digitar o código da operadora da qual você está ligando. Atualmente no Brasil existem dezenas de códigos de prestadores de telefonia fixa e móvel. Sem esses códigos das operadoras, fica impossível realizar ligações interurbanas e internacionais.
Para quem se esqueceu como faz manualmente: esse código é de dois dígitos e precisa ser digitado depois do prefixo nacional (0) e antes do DDD (Discagem Direta à Distância) e do número para qual você deseja ligar. A chamada fica assim Prefixo Nacional (0) + Código da operadora + DDD + Número para qual vai discar.
Se for uma chamada internacional, o DDD é trocado pelo DDI (Discagem Direta Internacional). Nesse caso, o processo fica: Prefixo 00 + Código da operadora + Código do país + (código da área caso exista) + o número de telefone para qual deseja ligar.
Nos dispositivos Android, ainda é possível adicionar de forma automática os códigos das operadoras para chamadas em longas distâncias. Dessa forma, o prefixo entra de forma automática. Para fazer isso basta ir em Configurações > Rede > Cartão SIM > Prefixo Fácil e selecionar o modo Ativado. Ao clicar, o smartphone vai sugerir automaticamente o código do chip que o cliente usa. Mas é possível selecionar outro caso seja necessário.
Imagem: Vida Celular
Para quem costuma sair bastante do Brasil o Modo viajem é bastante útil. Nessa opção, ao invés dos códigos das operadoras, o celular adiciona o prefixo do Brasil, 55. Lembrando que isso é para quem está fora do Brasil e precisa fazer uma ligação. Para quem está aqui e quer ligar para fora o processo foi descrito em cima no modo de DDI.
Imagem: Mimzy (Pixabay)