Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Empresas de eletricidade do Texas aumentaram remotamente a temperatura de aparelhos de ar condicionado smart de usuários sem eles saberem, e no meio de uma onda de calor que assola o estado. Como um morador de Houston contou ao canal KHOU 11, ele e a família resolveram tirar um cochilo no meio do dia, mas acordaram suando e notaram que a temperatura do ar condicionado tinha sido aumentada para 25 graus Celsius.

“Minha filha estava a ponto de superaquecer?”, disse Brandon English ao KHOU 11. “Ela só tem três meses. Bebês desidratam muito rápido.” Segundo um e-mail recebido pela mulher de English depois do incidente, a temperatura de seu ar condicionado smart tinha sido aumentada remotamente durante um “evento de economia de energia” que durou três horas.

publicidade
Motivo foi programa de economia de energia

Acontece que muitos usuários registraram seus ares condicionados num programa de economia de energia chamado Smart Savers Texas, da companhia EnergyHub. Ao aceitar os termos do programa, os usuários davam permissão para a EnergyHub ajustar a temperatura de seus aparelhos remotamente durante horários de pico em troca de participar de um sorteio.

Como Erika Diamond, vice-presidente de soluções para o consumidor da EnergyHub, disse ao Business Insider: “Durante um evento de resposta à demanda, o Smart Savers Texas aumenta a temperatura do ar condicionado participante em até quatro graus para reduzir o consumo de energia e aliviar a rede. A habilidade de reduzir o consumo de energia é fundamental para gerenciar a rede elétrica, no Texas e em todo o país”.

Segundo Diamond, os usuários recebem a oferta para participar do programa por e-mail ou pelo aplicativo do ar condicionado. “Cada participante concorda com os termos do programa, e pode sair dele a qualquer momento”, ela acrescentou.

Mas muitos moradores do Texas disseram que não sabiam que estavam participando do programa. “Não quero ninguém controlando minhas coisas por mim”, disse English, o pai da bebê de três meses. English disse ao KHOU 11 que saiu do programa depois do incidente com o aumento de temperatura de seu ar condicionado.

publicidade

Imagem: Álvaro Bernal / Unsplash