Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Especialistas em cibersegurança do Quick Heal Security Labs detectaram um malware conhecido em 8 apps para Android disponíveis na Play Store do Google. O malware em questão se chama Joker, e pode coletar e roubar dados de aparelhos Android como listas de contato, informações do aparelho e mensagens, e até fazer assinaturas de serviços pagos caros sem que o usuário se dê conta até ser tarde demais.

Desde que os pesquisadores avisaram o Google sobre o problema, os apps infectados foram removidos da loja, mas continuam sendo um perigo se baixados de qualquer outro lugar da internet.

publicidade
Confira a lista de apps com malware detectado

Os apps para Android infectados com o malware Joker são:
Auxiliary Message
Fast Magic SMS
Free CamScanner
Super Message
Element Scanner
Go Messages
Travel Wallpapers
Super SMS

Para quem já baixou algum desses apps, o conselho é removê-los do celular o mais rápido que puderem, além de fazer uma verificação de vírus com alguma ferramenta anti-malware de confiança. Além disso, o Vida Celular também tem uma matéria explicando detalhadamente como remover malware do celular, se esse por acaso for o seu caso, é só seguir os passos que indicamos aqui.

Mais dicas de segurança

Para terminar, algumas dicas de segurança básicas de especialistas, para evitar surpresas desagradáveis. A primeira delas é evitar aplicativos de mensagem, scanner e de papéis de parede que não sejam amplamente conhecidos, já que esses tipos de app são os mais visados por hackers. Além disso, recomenda-se que você só baixe aplicativos e jogos de lojas confiáveis, como a Play Store do Google; não clique em links para baixar apps que tiverem chegado por e-mail, SMS, pelo WhatsApp ou de anúncios. Outra dica simples e bem útil é sempre conferir o número de downloads e as avaliações de um app antes de baixar.

Via SamMobile

publicidade

Imagem: sigoisette/iStock