O Snapchat está removendo um dos filtros que teve bastante popularidade nos EUA: o filtro de velocidade. A rede social é reconhecida justamente por esse tipo de recurso que tornam os vídeos curtos ainda mais engraçados e até interativos, porém esse filtro em questão era um pouco problemático e expunha os usuários do aplicativo a risco de vida.
O filtro de velocidade do Snapchat permitia aos usuários gravarem os vídeos enquanto corriam ou estavam dirigindo, assim o recurso mostrava a velocidade em que o usuário estava. Como já era de se imaginar, alguns usuários se meteram em acidentes com o uso da ferramenta e isso gerou problemas judiciais para a empresa por trás do app (assim como ocorreu com outro recurso seu).
Enquanto críticos ao filtro pediam pelo fim dele, o Snapchat defendia o uso da ferramenta. Para contornar os problemas causados por seu mau uso, a empresa fez pequenas modificações ao filtro, dentre elas, transformou o recurso em um sticker menos visível, adicionou aviso de “não faça o Snap enquanto dirige” e limitou a velocidade registrada para 50 km/h.
Todas as mudanças feitas pelo Snapchat em seu filtro de velocidade não reduziram os riscos, muito menos fizeram os problemas com a justiça pararem. A empresa continuou a receber processos de famílias que tiveram vítimas causadas pelo mau uso do recurso no aplicativo, gerando acidentes de carro.
Ainda assim, isso não foi suficiente para que a empresa removesse o recurso de sua rede social. A Rádio Pública Nacional dos EUA chegou a questionar a empresa por trás do app sobre os motivos pelos quais não havia removido o filtro ainda e ficou sem respostas por muito tempo. Recentemente, um representante anunciou que o filtro será removido e justificou alegando que “ele está caindo em desuso, por isso vamos remover”.
Via 9 to 5 Mac
Imagem: Stockcam/iStock