Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Anatel divulgou um documento que revela as diferenças de cada prefixo. Quando fazemos uma ligação para um número que começa com 0800, ela será gratuita. O custo da chamada fica por conta de quem divulga esse número, ou seja, empresas que oferecem serviço de atendimento ao consumidor, como a Net, Claro e Vivo.

Ligações para 0300, 0500, 0900 e 400X

E quando vemos números que iniciam com 0300 ou 0500? Também são ligações gratuitas? A resposta é não. No caso de ligações para números que começam com 0300, nas quais também são utilizadas por empresas frequentemente para atender consumidores, exigem que a pessoa que liga pague uma parte do valor de chamada local para um telefone fixo, assim, o restante do valor é pago pela empresa responsável pelo número divulgado.

publicidade

As ligações que começam com 0500 são exclusivamente para quem quer realizar doações. Então, para doar R$ 30, por exemplo, a pessoa que está discando deverá colocar o 0500 na frente, o número de telefone da instituição e por fim, o valor que irá contribuir, assim, neste caso, ficará dessa forma: 0500 xxxxx 30 (prefixo+telefone+valor). Algumas instituições famosas do país como Teleton e Criança Esperança utilizam esse prefixo.

Com a facilidade de encontrar informações pela internet, o prefixo 0900 é pouco utilizado hoje em dia, já que o mesmo funciona para receber informações de serviços como horóscopo, esporte e curiosidades. O serviço é pago, mas, o valor não é fixo, assim dependerá do tipo de serviço que você quer, variando entre preços por ligação ou por minutos.

Assim como os número acima e diferente do 0800, uma ligação para um número que inicia com 400X não é gratuita. Geralmente utilizado por empresas localizadas em capitais, o prefixo 400X é disponibilizado para que clientes de todo Brasil tenham contato com essas empresas e possuem custo de tarifa de ligação local fixa. Assim, é mais barato do que fazer uma ligação para outro estado utilizando o DDD. A Anatel também divulgou um documento explicando o porque devemos tirar o carregador da tomada quando acabamos de utilizá-lo, confira a matéria que fizemos clicando aqui.

Imagem: Karolina Grabowska/Pexels/CC

publicidade