A franquia de dados é a quantidade de dados em seu plano de telefone disponibilizado pela operadora, e define o quanto de tráfego de rede você pode utilizar para o número em questão. Estes dados são consumidos conforme você envia e recebe mensagens, imagens e vídeos, ou acessa páginas e redes sociais — conforme o que o plano estipular.
Normalmente, estes dados são esclarecidos na hora da contratação do plano, com alguns pacotes oferecendo dados ilimitados para redes sociais, ou apenas alguns apps, como Uber, WhatsApp ou Facebook. Os interessados em verificar os serviços contratados podem acessar os sites das operadoras, nas áreas de cliente, ou o app da Anatel, com os planos de operadora disponíveis conforme a região do usuário.
Segundo o guia da Anatel, existem alguns aspectos do uso de smartphones que os usuários podem manter sob controle para diminuir o consumo dos dados da franquia. São elas:
1. Priorize o uso de redes wi-fi
A primeira e mais evidente é não utilizar a rede móvel do seu celular quando há uma wi-fi disponível. Isso porque, ao usar a internet no seu aparelho por uma rede local, você não consome banda do seu celular, o que ajuda a economizar sua franquia, especialmente se ela não incluir redes sociais com constante acesso de imagens ou arquivos.
Hoje, estabelecimentos comerciais, transportes públicos e privados possuem redes disponíveis para seus usuários, então é possível o uso de dados se você manter o olho nas wi-fi disponíveis. No entanto, é bom lembrar: se houver alguma suspeita que a rede local esteja comprometida, saia dela imediatamente.
2. Monitore o consumo do seu pacote de dados
Além de preferir o uso de redes wi-fi, é importante que você acompanhe o consumo de dados do seu pacote. Desse modo, você pode avaliar o quão necessário é acessar a rede naquele momento, ou se a curiosidade das notificações pode esperar um pouco mais.
Cada operadora disponibiliza gratuitamente quanto de dados da franquia ainda restam aos usuários, seja pelo envio automático de SMS ou por um app específico. Assim que esses dados encerram, há duas possibilidades: ou a internet é suspensa até a aquisição de um pacote adicional (ou renovação da franquia, no caso dos pós-pagos), ou a velocidade de rede é reduzida.
3. Configure o consumo de banda dos apps
Outra dica importante está em restringir a sincronização de apps e arquivos na nuvem apenas para quando estiver conectado em Wi-Fi. Isso porque alguns aplicativos, como o Twitter ou o Spotify, por exemplo, podem estar configurados para baixar mídia em qualidade alta mesmo em rede móvel.
Para evitar que isso ocorra, abra os seus aplicativos mais utilizados e verifique nas abas de configurações. Alguns apps possuem ajustes para evitar o download de mídia quando estiver em rede móvel, ou opção de uso limitado de redes, o que ajuda na economia da banda.
4. Restrinja atualizações
Por fim, outra dica é ir até às configurações do seu app de loja virtual e verificar se as atualizações automáticas estão restritas apenas para redes Wi-Fi. Do contrário, o sistema pode estar atualizando os apps conforme você está navegando pela rede móvel, o que significa downloads em paralelo — logo, menos franquia de dados.
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