Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

É bem possível que nas últimas semanas você tenha esbarrado no retrato de um amigo seu ao estilo Pixar, ou algo em estilo cartoon, e ficar se perguntando quem é o retratista que anda tão popular ultimamente. Bem, não é exatamente uma pessoa, mas sim um app — o Voilà AI Artist, que transforma fotos (suas ou de quem mais você subir) em desenhos nos mais diversos estilos.

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o Voilà AI Artist transforma os retratos em pinturas conforme os estilos passados, ou aplica alguns airbrushes e olhos gigantes para te deixar como figurante do Frozen. Confira alguns exemplos:

publicidade

Ao buscar pela hashtag #voila, você encontrará vários.

publicidade

O passo a passo para transformar o avatar

Para demonstrar o funcionamento do app do Voilà, selecionamos uma imagem de uma pessoa gerada por computador para transformá-la em desenho. No caso, é essa simpática moça abaixo:

mulher sorrindo com óculos escuros na cabeça

Imagem: thispersondoesnotexist.com

Feito isso, abra o aplicativo. A opção gratuita possui quatro opções de filtros: retrato 3D, retrato 2D, pintura e caricatura. Em todos os casos, o processo é o mesmo. Clique na seta laranja do filtro desejado para prosseguir.

telas do Voila

Imagem: Reprodução/Voila AI Artist

Para subir uma foto tirada anteriormente, clique em opção Grant Permission para permitir que o Voilà acesse suas pastas de fotos. Se quiser tirar a foto na hora, clique na opção Camera (o app vai pedir a mesma permissão). Se você quiser testar como algum famoso fica com o efeito, o aplicativo possui uma busca integrada ao Google Imagens, então é só clicar na opção Celebrities.

App do Voila processando a foto

Imagem: Reprodução/Voila AI Artist

No nosso caso, vamos imaginar como ficaria a moça nos retratos ao longo das eras. A imagem leva um tempo para ser processada, e pode ir mais rápida se você pagar o plano Pro. De qualquer forma, o resultado aparece conforme abaixo, como a opção de salvar ou compartilhar diretamente nas redes sociais.

quatro mulheres com filtro do Voila

Imagem: Reprodução/Voila AI Artist

Você já viu esta história antes

Se você esteve atento com o que acontecia na internet no ano passado, vai lembrar que o Voilà não é o primeiro app a transformar fotos em desenho que viralizou nas redes sociais. Anteriormente, o FaceApp, que exibia como ficariam as pessoas mais velhas, ou no sexo oposto, encarou controvérsias por possíveis violações de privacidade e treino de inteligência artificial. Um ano depois, o caso ainda parece o mesmo. E agora?

De fato, especialistas da Kaspersky alertam que o Voilà pode oferecer riscos ao usuário de maneira indireta. A firma de segurança digital explica que a monetização no próprio app afasta a possibilidade de que ele seja utilizado para roubar dados, ou para treinar algoritmos de biometria visual.

O verdadeiro risco do aplicativo está no seu armazenamento, feito em servidores alugados do Google. Por estarem armazenados em grandes fontes de informações, ataques de hackers podem acabar obtendo também esses dados. Isso se torna especialmente perigoso se você utiliza mecânicas de reconhecimento facial, como acesso a contas bancárias.

O Voilà diz que os dados coletados pelo app são usados estritamente para modificação visual e, se a mesma foto não foi modificada em até 48 horas, ela é apagada do servidor por motivos de segurança. A postura mitiga danos potenciais, mas não impede os riscos citados acima, então use o app com isso em mente.