Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Na última semana, um assunto surpreendeu quem acompanha o mercado de telefonia móvel no Brasil: o lançamento da Lari Cel, operadora celular da artista Larissa Manoela. Por mais que o assunto tenha gerado memes e piadas nas redes sociais, realmente estamos falando de uma operadora de serviços de telecomunicações funcional, só que não como estamos acostumados. A operadora da atriz e modelo é, na verdade, uma skin de outra operadora, e assim, estamos falando de uma jogada de marketing.

Publicidade
Lari Cel é uma MVNO (operadora móvel virtual)

A operadora de Larissa Manoela nada mais faz que usar uma rede de grande cobertura já disponível para vender seus serviços de telecomunicação personalizados, e o faz pela Dry Company/Surf Telecom. Talvez você já tenha ouvido falar da Porto Seguro Celular (que já saiu do ar), ou da Veek, além de inúmeras operadoras de times de futebol. Elas todas são operadoras móveis virtuais também, as chamadas MVNO (do inglês Mobile Virtual Network Operator). Mesmo o Correios Celular também opera sob o regime de aluguel de grande infraestrutura.

Assim, todos os serviços são fornecidos nas verdade pela Dry Company, empresa de telefonia virtual da Surf Telecom. Sim, você pode entrar no site da operadora e pedir seu chip Lari Cel gratuitamente, mediante contratação de algum dos planos pré-pagos. Mas não foi necessário nada na aquisição e instalação de antenas, centrais, e outros elementos de infraestrutura. Falamos aqui de um caso de terceirização de tudo isso. O custo de operação e manutenção fica por conta da Dry, e a cobertura é oferecida através das redes da Tim, de quem ela aluga infraestrutura. Dessa forma, a Lari Cel não pode ser comparada com o custo de operadoras de verdade como Claro, Oi, Tim e Vivo.

No caso da Lari Cel, a operadora adquire sua capacidade de rede virtual ao lado de diversas outras marcas que utilizam a mesmíssima estrutura: Alô Social, Caras, Ga Conecta, Ok Chip, e outras marcas também lançaram ofertas personalizadas de telefonia via MVNO. Basicamente, todas estas são a mesma “operadora”, mas personalizada para atingir determinados públicos. Para conferir a cobertura dessa MVNO na sua cidade e estado, basta acompanhar a disponibilidade da Tim na sua região.

Os planos da Lari Cel

Agora que você sabe que a Lari Cel é algo real — embora não seja tecnicamente uma operadora, e sim um nome fantasia de algo que já existia de outras formas — que tal explorar seus planos? Apesar de estarmos falando da Dry Company, é possível que cada marca personalize os pacotes vendidos. Como antecipamos, o chip é grátis e todas as assinaturas pré-pagas, mas você não vai encontrar aqui o melhor custo x benefício do mercado. Todos os planos possuem WhatsApp ilimitado, mas alguns restringem a quantidade de chamadas que podem ser realizadas por mês, além de ofertarem pouca internet para o valor cobrado.

Montagem com o logotipo da Lari Cel, operadora de telefonia móvel de Larissa Manoela

Todos os pacotes descontam créditos em periodicidade mensal. Nos de 1,5 GB e 3 GB, o usuário tem 60 e 100 minutos respectivamente para fazer chamadas para qualquer operadora. Os preços são de R$ 25 e R$ 30. A partir do pacote de 5 GB, seu Lari Cel fornece ligações ilimitadas. Nesta configuração, o valor mensal é de R$ 40.

As opções de 9 GB e 15 GB saem a R$ 50 e R$ 75, respectivamente. Até que em alguns pacotes a Lari Cel se aproxima da realidade de planos Controle da concorrência, mas a operadora não fornece benefícios digitais, os chamados SVA. São pequenas — ou grandes — assinaturas vinculadas. A Tim, por exemplo, oferece Deezer em alguns planos. A Claro, no Prezão, tem Descomplica e Skeelo. A Vivo fornece GoRead, NBA, e Babbel.

Lari Cel vale a pena?

Por mais que, para alguns, a ideia da artista encabeçar uma operadora de telefonia móvel soe curiosa, vimos que a implementação comercial desta VMNO não é tão complexa como parece. Larissa Manoela tem quase 40 milhões de seguidores no Instagram e um público fiel que a acompanha desde as novelas infantis que trabalhou, e isto certamente vai ajudar a Dry Company a atingir mais pessoas e vender mais do seu serviço.

No momento a Lari Cel não tem nenhum diferencial. Quem sabe se a Dry oferecer pacotes com preços mais atrativos, serviços agregados, e outras mudanças, isto torne o serviço efetivamente atrativo. É difícil saber até onde o time comercial pode personalizar serviços na Surf Telecom. A possibilidade de acúmulo de gigas não utilizados é interessante, e é possível até mesmo fazer portabilidade. Isto, porém, muitas concorrentes tradicionais também oferecem. O apelo do serviço parece estar unicamente concentrado na popularidade da artista, assim só recomendamos mesmo para os seus fãs, e olhe lá.