Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Apple decidiu facilitar no iOS 15 o reembolso de compras em aplicativos, possibilitando que o pedido seja feito diretamente dos apps. A novidade foi divulgada por meio de um vídeo que fez parte das apresentações da WWDC 2021, que começou nessa segunda-feira (07/06). Além disso, a mudança tem também como objetivo, segundo a empresa, auxiliar os desenvolvedores de apps a oferecer um suporte melhor aos seus clientes.

Todas as facilidades do iOS 15 nesse sentido, o que inclui o reembolso diretamente dos apps, funcionam mediante a nova StoreKit API (Interface de Programação de Aplicações, em tradução livre). O funcionamento dela é bem simples: como toda API, basta que os desenvolvedores escolham, dentre as funcionalidades pré-programadas, aquela que quer utilizar em seu app.

publicidade
Facilidade para usuários e desenvolvedores

Antes disso, no entanto, o único jeito de pedir reembolsos era por meio da página específica no site da Apple. Agora, no iOS 15, um botão dedicado a isso pode ser encontrado nos apps que implementarem a nova API. Clicando nele, como pode ser visto abaixo, o usuário é redirecionado a uma página para que identifique a compra que deve ser reembolsada, bem como o motivo do reembolso, e pronto.

Imagem mostra a nova função de reembolso de compras em apps disponível no iOS 15

Depois da solicitação do reembolso, então, a Apple envia um email para informar o status do pedido em até 48 horas. A página de problemas da empresa, entretanto, não ficou inutilizada, já que será usada agora como uma segunda maneira de verificar o estado do reembolso. Os usuários não serão os únicos favorecidos por isso, é claro. Além da facilidade dada aos desenvolvedores para a implementação disso, uma das funções da nova API pretende evitar que eles se encontrem indefesos no caso de um pedido de reembolso injusto.

Um exemplo claro disso seria um usuário que exige reembolso de toda compra feita em um app, com o simples objetivo de usufruir do produto por pouco tempo só para ter seu dinheiro de volta de propósito. Para combater isso, os desenvolvedores terão o histórico de solicitações de reembolso de cada usuário de seu app e poderão enviá-lo para a Apple. Segundo a empresa, isso pode ajudar na tomada de decisões favoráveis aos desenvolvedores nos casos necessários.

publicidade

Por enquanto, a atualização ainda está em beta, justamente para que os desenvolvedores possam conhecê-la mais a fundo. Contudo, a previsão é de que a possibilidade do reembolso diretamente dos apps esteja presente no novo iOS 15, que vai chegar no outono do hemisfério norte. Isto é, no período entre setembro e novembro deste ano.

Via MacRumors

Imagem: QuinceCreative/Pixabay