Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O iPad é constantemente elogiado por contar com ótimos programas para edição de imagens e vídeo. Porém, não é toda empresa de apps que se dá ao trabalho de lançar versões específicas dos seus produtos para o tablet. Sim, os apps do iPhone também rodam no iPadOS, mas até agora não era possível usá-los no modo (ou orientação) horizontal.

Isto muda com o iPadOS 15, que, além disso, conta com novidades como widgets na home, entre outras. Na nova versão do sistema, os apps de iPhone são automaticamente ajustados para a horizontal quando o dispositivo detecta a utilização em modo paisagem. Apesar de não serem projetados especificamente para o tablet da Apple, os apps ficarão bem mais usáveis dessa forma. Vale lembrar que, por enquanto, apenas desenvolvedores podem testar o beta do novo iPadOS.

publicidade
Captura de tela mostrando os apps de iPhone rodando na horizontal no iPadOS 15

Reprodução: Mac Rumors

Proporção preservada e barras pretas nas laterais

Com o novo recurso, os apps simplesmente continuam no formato que são apresentados na vertical, mas com barras pretas nas laterais, ou seja, eles não têm a interface “esticada” para tirar maior proveito da tela do iPad. É como se um conteúdo não HD da televisão fosse rodado em uma Smart TV. Com as barras (chamadas “pillar boxes”) a proporção do aplicativo fica preservada, e ele pode ser usado como foi concebido.

Claro, segue sendo possível utilizar os apps do iPhone no iPadOS na vertical, bastando sair da utilização na horizontal. No próximo mês, aqueles com um iPad compatível poderão aproveitar o primeiro beta público da atualização. A partir de setembro a Apple deverá liberar a versão pública e oficial da nova versão do iPadOS, ao lado dos novos iPhone 13. Vale lembrar, durante a WWDC 21 a companhia também anunciou o iOS 15, com o novo modo Foco, novidades para o iCloud, Siri mais ágil (rodando de forma local), e outros recursos.

Via Mac Rumors

publicidade