Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O WhatsApp está trabalhando em um recurso chamado “Flash Calls” (chamadas rápidas) que ajudará o usuário a verificar sua conta no aplicativo por meio de uma ligação telefônica automática. A nova configuração foi descoberta pelo site WABetaInfo na versão beta mais recente do WhatsApp para Android, a 2.21.11.7.

Atualmente, o WhatsApp oferece algumas formas de verificar o login em duas etapas. A mais comum é por meio de um SMS com um código de seis dígitos que é enviado ao usuário no momento do acesso. Já no novo ajuste, funcionará assim: antes de habilitar o recurso de verificação automática, o app exigirá acesso às configurações do celular para “realizar e gerenciar chamadas” e “ler o registro de chamadas”.

publicidade

Após a solicitação, o WhatsApp fará a ligação para verificar a conta e finalizará de forma automática. Ao comparar o último número do telefone discado com o fornecido para o envio do código SMS, o mensageiro certifica a autenticidade do usuário.

Screenshot de novo recurso do WhatsApp para verificar conta via ligação automática

Usuário não precisará atender ligação para verificar conta no WhatsApp (Reprodução/WABetainfo)

Claro, a pensar pela política de dados do Facebook, dono do aplicativo, você pode estar se perguntando se há a chance do WhatsApp ter acesso aos seus contatos e ao registro de chamadas para fins escusos. No entanto, de acordo com o WABetainfo, a coleta de dados só será utilizada para comparação, isto é, o WhatsApp não recolheria as chamadas de verificação anteriores.

Ainda segundo o site, não há previsão de quando o recurso será implementado. Vale observar que é provável que a ferramenta não ficará disponível para o iOS, uma vez que o sistema operacional da Apple bloqueia o acesso de aplicativos ao registro de chamadas no celular. Segundo o WABetainfo, o recurso também será opcional: o usuário poderá continuar a logar no WhatsApp com o código de seis dígitos recebido por uma mensagem de SMS ou uma chamada normal.

Via 9to5Google e WABetainfo

publicidade

Imagem: Thom Holmes/Unsplash/CC