Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Nesta terça-feira, 1º de maio, a Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados analisou em uma audiência pública o app para autistas Jade Autism. O app visa estimular e desenvolver as funções cognitivas em crianças e adolescentes com autismo.

O Jade Autism foi criado pelo desenvolvedor de software Ronaldo Cohin, e usa jogos de associação de figuras divididos em níveis de dificuldade para estimular o desenvolvimento de habilidades como atenção e raciocínio lógico. Além disso, o app também é integrado com uma plataforma que analisa o comportamento de crianças no espectro de autismo e gera relatórios e gráficos de previsão para terapeutas. Vale citar que Ronaldo Cohin, o criador do app, é pai de uma criança com autismo.

publicidade
Com o app, tratamento para autistas pode ser mais eficaz, diz deputada

Como explicou a deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES): “à medida que o paciente usa o aplicativo, métricas de prognóstico são geradas automaticamente para o terapeuta, garantindo um tratamento mais eficaz”. Manato, que também foi a parlamentar que propôs o debate, ressaltou o impacto que o isolamento social da pandemia teve em pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). “As mudanças repentinas [na rotina dessas pessoas] podem causar alterações emocionais e comportamentais”, lembrou também a deputada.

Os convidados para participar do debate com os deputados foram o já citado CEO e desenvolvedor do app Jade Autism, Ronaldo Cohin, além da neuropsicopedagoga Cláudia Rodrigues dos Reis e Adriana Gonçalves Bôas Falk, ativista da causa autista do Espírito Santo. O debate teve transmissão ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Segundo o Jade Autism, seu app para autistas é usado por 70 mil crianças e instituições de saúde, e conta com mais de 700 exercícios em espanhol, inglês e português. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Via Agência Câmara de Notícias

publicidade

Imagem: Divulgação / Jade Autism