Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quem tem um celular na mão e uma ideia na cabeça já pode começar a aprender a desenvolver no Android, e assim, criar seus próprios aplicativos e games. Uma série de cursos e apps estão disponíveis para o sistema operacional mobile do Google, e oferecem ao usuário um acesso direto ao conhecimento de várias linguagens de programação. Confira abaixo nossas dicas para quem quer começar nessa carreira diretamente do seu smartphone.

Falando a língua certa

O primeiro passo para começar a programar está na escolha da linguagem de programação certa, que depende especialmente para qual sistema o aplicativo será direcionado. Linguagens diferentes utilizam comandos diferentes, lógicas distintas e, como resultado, nem tudo o que é feito em uma é assim fácil (ou até mesmo possível) em outra.

publicidade

Para desenvolver apps para Android, é importante aprender a linguagem em que ele opera. Neste caso, o sistema operacional funciona em Java, logo, a linguagem é uma das mais presentes e exigidas. Interessados em aprender Java podem começar por este curso gratuito no Coursera, com legendas em português.

No entanto, uma alternativa para quem quer começar mais simples é ir atrás de cursos em Kotlin, uma linguagem compatível com Java, porém mais amigável e fácil para iniciar. A YouCourse possui cursos gratuitos de programação em diversos idiomas, incluindo português.

1) Grasshopper

Desenvolvido pelo Google para facilitar a compreensão da programação de uma maneira visual, o Grasshopper oferece lições gratuitas em JavaScript através de uma série de quebra-cabeças. Os códigos presentes são utilizados por padrão no mercado e podem ajudar o usuário a aprender a desenvolver apps para Android.

O usuário recebe feedback em tempo real dos erros e das lições, além de quizzes que testam periodicamente os conhecimentos adquiridos. O Grasshopper está disponível para Android e também conta com uma versão para iOS.

publicidade
2) Programming Hero

Assim como o Grasshopper, o Programming Hero é um aplicativo que gamifica o aprendizado de linguagens de programação. O utilitário oferece diferentes caminhos de ensino, conforme o objetivo do usuário, e permite que o usuário desenvolva jogos enquanto aprende a função de cada comando. O app possui modo offline, para você baixar as tarefas e fazer em qualquer lugar.

Com mais de 100 atividades e resultados, o Programming Hero ensina temas complexos para iniciantes, como algoritmos, hierarquia de objetos e bancos de dados, para citar alguns. O app ainda está em fase beta, mas pode ser baixado gratuitamente para Android, e também para iOS.

3) Encode

O Encode é um tutor de aprendizado de programação, que divide todas as suas lições em desafios interativos, com múltiplas soluções possíveis e apresentando exemplos de códigos. A estratégia do aplicativo é fragmentar as tarefas, aprendendo comandos utilizados em linguagens como HTML/CSS, Python e JavaScript, auxiliando o usuário a aprender a desenvolver apps. Disponível offline e gratuitamente para Android.

4) Mimo

Por fim, o Mimo trabalha com as diferentes possibilidades de aprendizagem no mundo da programação. Dividindo as lições em “caminhos”, o app ajuda usuários que querem aprender noções básicas desde o desenvolvimento de aplicativos ou jogos até hacking, personalizando as aulas segundo os interesses do aluno.

Disponível apenas em inglês, o aplicativo trabalha com linguagens como SQL, JavaScript, Python e HTML. O Mimo pode ser baixado gratuitamente para Android, e esse app também tem uma versão para iOS.

Via ComputerWorld e UseMobile

Imagem: Dan Rentea/iStock