Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Alguns dias atrás, o TikTok implementou uma nova voz para sua função de leitura de textos na tela em inglês, e os usuários não ficaram nada felizes. A mudança aconteceu porque a dona da voz anterior, a atriz Bev Standing processou o TikTok por usar sua voz na função de leitura sem sua permissão.

Segundo a atriz, ela só ficou sabendo que sua voz era usada na função em novembro do ano passado, e até a mudança, a voz dela foi usada em milhares de vídeos na plataforma. A atriz afirma que as coisas que sua voz diz nos vídeos podem atrapalhar sua carreira como dubladora. Mas, os usuários do TikTok já estavam acostumados com a voz de Standing, que pronunciava as palavras de maneira bem neutra.

publicidade

A nova voz, mesmo parecida com a primeira, pronuncia as palavras num tom bem mais… animado, por assim dizer. Desde então, usuários estão fazendo vídeos mostrando como a função de leitura se tornou deslocada em vários contextos. Usuários queer, por exemplo, estão apontando como a nova voz soa como “uma mulher hétero condescendente pronunciando gírias gays.”

@gageboardman

what did she say 😃 #fyp #texttospeech #gay #pride #lgbt #pridemonth #gayboy

♬ Castaways – The Backyardigans

publicidade

“Gente, essa nova garota de leitura de texto soa um pouco homofóbica, né? Twink.”

@alextkd27

robot voices >>>> men #gay #lgbt #texttospeech #queer

♬ Claire de Lune – Ave Maria

“Quem precisa de um namorado quando você tem essa nova mina de leitura de texto para te degradar? Por exemplo: Com licença, twink. Te dei minha permissão para falar? Saiba o seu lugar. Acho que estou apaixonado.”

Já os usuários negros do TikTok estão fazendo vídeos mostrando como a nova voz soa bizarra dizendo gírias negras, principalmente o jeito como ela pronuncia aquela palavra com n.

@l0nn13

Ik it’s not racist but it doesn’t feel right 😂 #fyp #texttospeach #new #jakarta

♬ katozaii – leah

“Não é racista, mas não soa direito”, diz a legenda.

@xthat.one.kidx

DEEZ 🤩 NUTS 💅🤪 #omg #newtexttospeechvoice #tiktokupdate #texttospeech #valleygirl #WHY #grammarly #watchmojo

♬ original sound – merrilee

“Por favor, gente, vocês precisam ouvir isso: DEEZ NUTS. Por que ela diz isso como se estivesse excitada?”

O problema dos usuários do TikTok com a nova voz da função de leitura parece ser que sua entonação é muito como de uma mulher branca hétero, muito “patricinha”. Alguns usuários estão até implorando que a voz antiga volte.

@caylabritt

NOT OK. CHANGE BACK NOW. PLS. #texttospeech #no #tiktok #disgusterbugs #disgusting #fyp homophobic

♬ original sound – Cayla Britt

“Chorando porque o TikTok mudou a voz de leitura de texto para essa vadia nojenta. Ela soa feliz demais e não combina com a minha vibe. Cala esse buraco que você chama de boca, sua garota feia.”

Via VICE

Imagem: Franck / Unsplash