Desde semana passada, o Google está dando aos usuários a opção de habilitar uma proteção extra para seu histórico nas Minhas Atividades. Essa página contém suas atividades na internet e em apps, seu histórico de localização pelo Google Maps e histórico de vídeos assistidos no YouTube, e pode ser acessada de qualquer dispositivo onde você entrou na sua conta do Google.
Os dados das suas atividades armazenados no servidor do Google podem conter informações sensíveis, como buscas de problemas de saúde e locais que você costuma frequentar. Para ajudar a proteger esses dados em aparelhos compartilhados, o Google permite ativar uma proteção extra para confirmar sua identidade antes de exibir ou permitir deletar seu histórico na página Minhas Atividades. Mas como o aviso na página aponta, seu histórico ainda pode ser exibido em outros produtos do Google.
Como ativar a proteção no Minha Atividade no Google
Entrando na página Minhas Atividades, você encontra um retângulo na base da tela com a mensagem “O Google protege sua privacidade e segurança” e o link “Gerenciar a verificação do Minha atividade”.
O pop-up que se abre mostra os botões “Exigir” e “Não exigir” a verificação extra, e a opção de Cancelar ou Salvar. A tela que se abre vai mostrar o seu e-mail do Google e a opção de validar enviando uma mensagem para o seu dispositivo Android verificado.
Aí você precisa clicar em “Sim” no seu celular ou tablet para validar a proteção extra. Também é possível usar outros meios de verificação, como sua senha para o Gmail.
Essa proteção extra do Minhas Atividades é uma boa ideia para garantir sua privacidade. Essa é mais uma camada de segurança para impedir que alguém encontre um dispositivo seu destravado, e veja os locais onde você esteve, suas buscas na internet e os apps que você usa.
Via Tom’s Guide
Imagem: Pixabay / Pexels