Dona de aproximadamente 19 mil patentes em todo o mundo, segundo relatório divulgado no fim de abril, a Xiaomi acrescentou à extensa lista novidades que, se saírem do papel, poderão dar uma necessária chacoalhada no mercado: dois dispositivos slider (deslizantes), e um outro com lentes giratórias e que funcionariam com o mecanismo pop-up.
A última patente pode até confundir e parecer igual, mas é diferente da revelada no início da semana pelo pessoal do LetsGoDigital. Essa, em particular, mostrava um celular com uma câmera sob a tela, que girava entre a parte traseira e a parte frontal do dispositivo, num eixo vertical (ou seja, a mesma câmera poderia apontar para trás ou para frente).
O novo registro, flagrado pelo pessoal do 91Mobiles junto a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA), é distinto. Ele é composto por mais de uma câmera (quatro, na verdade), todas posicionadas na parte traseira do futuro Xiaomi. Elas ficam dispostas verticalmente e, quando o sistema pop-up é acionado, as duas do meio, posicionadas no sistema deslizante, podem ser giradas para a frente, dando aquele up para quem curte uma selfie de qualidade.
As outras patentes
Além da nova patente de celular com câmera giratória, a Xiaomi também registrou documentos sobre dois novos modelos slider, ou deslizantes. O primeiro deles faria a parte frontal do smartphone se deslocar por completo para o lado direito, deixando expostas três câmeras na parte dianteira e quatro na traseira, em um total de sete do conjunto óptico, algo inédito no mercado até agora.
O segundo modelo deslizante teria um funcionamento diferente e, talvez, até automático, sendo acionado todas as vezes em que o usuário optasse pelo uso das câmeras. O slider desse modelo patenteado pela Xiaomi faria uma parte do telefone deslizar para baixo, deixando exposta, assim, a câmera dianteira principal. Ela seria acompanhada por outros dois sensores, mas a patente não indicou se seriam lentes do conjunto óptico ou flashes em LED. As imagens desta patente também não revelaram a quantidade ou o design de câmeras traseiras.
Como todos os smartphones listados acima são somente projetos registrados por meio de patentes, não há qualquer informação se eles (ou, pelo menos um deles) realmente será fabricado e comercializado pela Xiaomi, mas não resta dúvidas de que as novidades em relação à câmera e a novos dispositivos com mecanismo slider parecem estar nos planos das fabricantes para o futuro.
Via 91Mobiles
Imagem: Ismail Hadine/Unsplash/CC