Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Segundo um estudo publicado recentemente na Nature, o sistema de rastreamento da Covid criado em uma colaboração entre Apple e Google ajudou a salvar milhares de vidas no Reino Unido. O app NHS Covid-19 usa a API criada pelas companhias para fazer rastreamento de contato dos usuários, enviar alertas locais e fazer check-in de pontos visitados.

O app NHS Covid-19 é usado por 16,5 milhões de pessoas (28% da população total) no Reino Unido, e notifica contatos recentes de um usuário que testou positivo para coronavírus. Entre 24 de setembro até dezembro de 2020, o app enviou 1,7 milhão de notificações de exposição. O estudo descobriu que o sistema de rastreamento de Covid da Apple e Google preveniu entre 4.200 a 8.700 mortes na Inglaterra e País de Gales.

publicidade

Estudo usou dados da Apple e Google e do sistema de saúde inglês

O estudo sobre o impacto epidemiológico do app NHS usou duas abordagens complementares para calcular o número de infecções de Covid evitadas: um “modelo” baseado no número de notificações e taxa de ataque secundário (SAR em inglês), e dados vindos das autoridades de saúde locais.

Pela abordagem de “modelo”, o estudo descobriu que 284 mil casos de infecção foram evitados, enquanto a abordagem “estatística”, com dados do governo, coloca o número de casos evitados em 594 mil. Com base nesses números, pesquisadores sugerem que o app NHS Covid-19 evitou de 4.200 a 8.700 mortes no país.

O estudo também diz que a abordagem estatística está mais perto da realidade, já que o app ajuda os usuários a “manter uma distância maior uns dos outros do que normalmente fariam, já que eles estão cientes que o app monitora distância, e depois pode aconselhar a fazer quarentena”. Os pesquisadores afirmam que o app NHS é mais eficiente que outros aplicativos do tipo, já que o sistema de rastreamento de Covid da Apple e Google é totalmente integrado com os registros de resultados de testes da doença do sistema público de saúde do Reino Unido.

Enquanto isso, no Brasil, o app de rastreamento de contato Coronavírus-SUS, que também usa o sistema da Apple e Google, fracassou por falta de divulgação, com apenas 5% da população baixando o aplicativo.

publicidade

Via Android Central

Imagem: ViewApart/iStock