Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Apple e Google fazem parceria para criar tecnologia de rastreamento de contatos contra o novo coronavírus

A Apple e o Google se uniram para desenvolver uma tecnologia de rastreamento de contatos para ajudar a prevenir a pandemia do novo coronavírus. A parceria vai usar a tecnologia Bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzirem o avanço da Covid-19. As duas empresas também garantem que a privacidade de seus usuários será mantida.

publicidade

O anúncio oficial foi feito pelos CEOs Tim Cook da Apple e Sundar Pichai do Google em seus respectivos perfis no Twitter, inclusive citando um ao outro. Além disso, a parceria em conjunto inclui APIs e uso das tecnologias dos sistemas operacionais Android e iOS para ajudar no rastreamento de infectados, e com quem eles podem ter tido contato.

Plano deve ter duas fases

O plano deve ser implementado em duas fases. A primeira acontece em maio, com o lançamento de APIs que permitem a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS que tenham apps de saúde pública instalados. Os apps estarão disponíveis para download na App Store e no Google Play.

A segunda fase começa nos próximos meses, quando a Apple e o Google vão criar uma tecnologia mais ampla de rastreamento nas duas plataformas. O release diz que essa fase será mais ampla do que uma API, e permitirá que mais usuários participem, caso assim escolham. Além disso, ela também possibilitará uma interação maior com um ecossistema de apps e autoridades de saúde pública.

Vários governos ao redor do mundo estão usando os dados de localização dos celulares para combater à Covid-19, incluindo o Brasil.

publicidade

Acima de tudo, as empresas garantem que todas as informações sobre privacidade, transparência e consentimento serão divulgadas para análise por terceiros. Certamente é muito bom ver esta cooperação entre as duas empresas, e esperamos que todo o esforço em conjunto ajude a conter a pandemia.

Saiba mais detalhes sobre a parceria no site da Apple e no blog do Google.