Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A versão beta do Apple Music para Android deverá ser lançada com uma opção de streaming de áudio HiFi. A informação foi descoberta pelo site 9to5 Google, que descompilou a atualização mais nova no Google Play Store e conferiu os códigos que formam o aplicativo. Mais do que isso, a inclusão desta opção nesta versão 3.6.0 no Android indica que o Apple Music HiFi também ficará disponível no sistema operacional do Google.

Ainda nesta sexta-feira (14/05), surgiu o rumor de que o Apple Music HiFi deve ser oficializado pela companhia de Cupertino já na semana que vem com a terceira geração de AirPods. Ainda não se sabe, no entanto, como será o preço do novo plano do serviço de música da Apple. É claro que ele também pode não ser lançado agora, então só nos resta aguardar para conferir a veracidade desse boato.

publicidade
Apple Music HiFi é uma nova opção para os usuários do serviço

Anteriormente, o Apple Music oferecia apenas duas opções de qualidade no Android: uma com qualidade superior e outra com uso reduzido de dados. Tratava-se de opções quase indistintas no áudio, criadas somente para o usuário que quisesse economizar dados ao utilizar o app fora do Wi-Fi.

Na versão beta do Android, no entanto, o Apple Music inclui a quantidade de dados utilizada pelo armazenamento de áudio HiFi. “Os arquivos de áudio lossless [sem perda] preservam todos os detalhes do arquivo original. Ativar isso consumirá muito mais dados”, diz o aviso. “Arquivos lossless usarão significativamente mais espaço em seu dispositivo: 10 GB de espaço armazenam 3 mil músicas em alta resolução, 1 mil músicas lossless ou 200 faixas com lossless de alta resolução.”

Diferentemente da versão para o iOS, em que há duas especificações de áudio (Dolby Atmos e Dolby Audio), o app no sistema operacional do Google se restringe à categoria de áudio lossless. Mais estritamente, a versão beta do Apple Music no Android contém duas variações de streaming de áudio HiFi: “lossless” e “lossless de alta resolução”. Na configuração padrão, o usuário ouve um arquivo de extensão .alac (que suporta som sem compressão) com frequência máxima de 48kHZ; já na mais avançada, a frequência chega a 192kHz.

Duelo com o Spotify e Tidal

Opções para audiófilos nos serviços de streaming se tornaram uma batalha à parte nos últimos anos. O Tidal conquistou um espaço no coração dos audiófilos pela sua excelente qualidade de som (no plano Tidal HiFi), o que levou a entrada do Spotify nesse mercado. Agora é a vez da Apple, que não quer ficar para trás nesse novo nicho do streaming de músicas.

publicidade

Via 9to5Google

Imagem: Brett Jordan/Unsplash/CC