Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Já pensou em usar seu celular ou tablet como segundo monitor do seu computador para aumentar sua produtividade e rendimento no home office? Isso pode ser útil para acompanhar emails, redigir documentos ou mesmo assistir apresentações enquanto trabalha. A melhor parte é que você não precisa gastar dinheiro em um segundo monitor para isso, basta ter um smartphone ou tablet em mãos e o aplicativo SpaceDesk para a tarefa, além é claro, de uma rede Wi-Fi.

Desenvolvido pela Datronic Soft, o SpaceDesk é um driver para Windows que transforma o seu smartphone em um segundo monitor para o computador pela rede Wi-Fi. Ele é gratuito e para utilizá-lo são necessárias duas etapas: a instalação do aplicativo no smartphone e a do driver de vídeo no computador.

publicidade
Baixe o aplicativo SpaceDesk

Embora não possua versões para o MacOS, o SpaceDesk possui compatibilidade com dispositivos iOS, como iPhones e iPads, além de dispositivos Android. Em ambas as plataformas o procedimento é o mesmo, acesse a App Store ou a Google Play e procure por Space Desk (multi monitor display extension screen).

Ao executá-lo pela primeira vez, ele exibirá uma mensagem dizendo que é necessário o download do seu driver para o Windows. Selecione a opção que não deseja que a mensagem apareça novamente (“do not show this messagebox again”) e dê um ok.

App SpaceDesk transforma o seu smartphone em segunda tela. Imagem: Vida Celular

No computador

Acesse o site oficial do SpaceDesk no seu navegador, procure pela aba de driver multi monitor for Windows e efetue o download. Verifique que baixou a versão correta para o seu sistema operacional, pode ser 64 ou 32 bits.

publicidade

Efetue a instalação e, caso o Windows pergunte, autorize o driver como exceção na aba de Firewall. Ao terminar a instalação, note que um novo ícone aparecerá na área de ícones ocultos do computador. Ele indica que o Driver está ativo, não se preocupe, ele não é pesado e não deve afetar o desempenho do seu computador.

App SpaceDesk transforma o seu smartphone em segunda tela. Imagem: Vida Celular

Sincronizando as telas

Após a instalação, volte para o app do SpaceDesk em seu smartphone. Você notará que um novo dispositivo está disponível na tela inicial da aplicação (desde que ambos os aparelhos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi). Clique no computador desejado para efetuar a conexão.

App SpaceDesk transforma o seu smartphone em segunda tela. Imagem: Vida Celular

Pronto, com a ajuda do SpaceDesk, você pode usar seu smartphone ou tablet como um segundo monitor. Agora é só arrastar as janelas para o uso desejado. No caso de usuários do Windows 10, o aplicativo ainda tem uma segunda vantagem. Por se tratar de um sistema operacional que identifica de maneira nativa telas sensíveis ao toque, você pode efetuar pequenos comandos diretamente da tela do seu smartphone para o computador.

Imagem: Omar D/Unsplash