Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O app Castbox está hospedando (ou pirateando) episódios de podcasts por assinaturas sem remunerar nem as plataformas nas quais foram produzidos, nem os produtores de conteúdo que o fizeram. Os criadores desses podcasts exclusivos dizem que mesmo reclamando com a empresa responsável pelo Castbox, o problema persiste. Como duas fontes anônimas disseram ao The Verge, lidar com o Castbox sobre podcasts por assinatura postados sem permissão é como um jogo de gato e rato. Os produtores de conteúdo denunciam seu programa pirateado na plataforma, o Castbox remove o podcast, dias depois, lá está ele de novo.

O The Verge encontrou de graça no Castbox o podcast de esportes Opposite Picks; The Last Podcast On The Left, um programa sobre terror, e o The Joe Rogan Experience, que é exclusivo do Spotify; todos podcasts que só podem ser ouvidos pagando.

publicidade

O problema se deve em parte porque podcasts tendem a usar feeds RSS privados para distribuir seu conteúdo pago. Feeds RSS são links disponibilizados para os ouvintes assinantes, e podem ser facilmente postados em apps de podcast como o Apple Podcasts e Pocket Casts. Com esses feeds RSS, os produtores de conteúdo não precisam gerenciar seus produtos pagos em vários serviços a cada episódio.

Mas qualquer pessoa que tenha o link para conteúdo por assinatura pode postá-lo em outras plataformas como o Castbox ou compartilhá-lo com amigos. “Esse é o lado bom e o lado ruim do sistema aberto [RSS]”, disse Justin Jackson, cofundador do serviço de hospedagem para podcasts Transistor.fm. “A internet é incrível e nos permite postar conteúdo em todo lugar, mas restringir acesso a conteúdo sempre vai ser complicado.”

Soluções para a pirataria de podcasts

O Supporting Cast da Slate oferece uma solução para o problema de podcasts por assinatura pirateados: um software que monitora atividades suspeitas em feeds privados de RSS, como excesso de downloads no que deveria ser um feed individual.

Outra alternativa para evitar pirataria de podcasts são tags de texto inseridas nos metadados de um podcast. Essas tags permitem que plataformas de podcast verifiquem um proprietário de feed RSS conferindo seu endereço de e-mail nos metadados, evitando que outra pessoa poste o conteúdo como se fosse seu. Outra tag, “locked”, impede plataformas de importar um podcast, e uma terceira tag instrui apps a não indexar determinado podcast.

publicidade

Como Jackson, do Transistor.fm, apontou, o software do Castbox provavelmente está ignorando essas tags de verificação do conteúdo sendo postado em sua plataforma.

Esse problema com feeds RSS e podcasts por assinatura pirateados pode representar uma vantagem para Apple e Spotify nessa indústria. As duas companhias estão introduzindo seus próprios sistemas de assinatura em seus apps de podcast, permitindo que os usuários assinem seus programas favoritos sem sair da plataforma.

Imagem: Habash Design/Pixabay