Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma patente da Apple mostra que a empresa está querendo melhorar a qualidade e a definição do volume das chamadas no iPhone, através de um novo material de revestimento acústico para seus alto-falantes. O projeto está detalhado em um pedido de patente realizado pela companhia no fim de 2019 e aprovado nesta quinta-feira (13/05) pelo USPTO (United States Patent and Trademark Office ou Escritório de Marcas e Patentes dos EUA).

Um dos desafios da Apple era como melhorar a qualidade do áudio sem alargar o tamanho do alto-falante. Com base nisso, os pesquisadores da companhia projetaram a fabricação de um revestimento “acusticamente ativo” para amplificar a intensidade do som. De acordo com a patente, o material teria “propriedades acústicas” que aprimorariam o volume traseiro (“back volume”) nos alto-falantes do iPhone, aumentando sua potência de emissão.

publicidade

“O alto-falante possui um invólucro que delineia o volume traseiro atrás de um driver de alto-falante, de modo que este converta o sinal elétrico de áudio em som e o som se propague através de um gás no volume traseiro”, explica a patente. “Quando o revestimento é utilizado no volume traseiro de um alto-falante, ele faz com que o volume traseiro se comporte como se fosse maior do que realmente é.”

Esquema de alto-falante do iPhone com novo material de revestimento acústico

Esquema de alto-falante do iPhone com novo material de revestimento acústico (Escritório de Marcas e Patentes/EUA)

Material poroso atenua perda de volume

De acordo com a Apple, o material de revestimento acústico é “altamente poroso” e possui massa de espessura que inclui entre 2% e 30% de aglutinante e entre 70% e 98% de zeólito (um mineral silicato utilizado principalmente para tratamento e purificação de água). Justamente pela porosidade do material, explica o texto da patente, a perda de volume nos alto-falantes do iPhone poderia ser atenuada. “Uma das formas de reduzir as flutuações de pressão no volume traseiro dos dispositivos móveis é colocar materiais adsorventes como negro de fumo e zeólito”, resume.

Sobre a estrutura do revestimento, a empresa de Cupertino menciona “uma matriz irregular formada por uma pluralidade de formas convexas ligadas por conectores côncavos”. No entanto, como se trata de uma patente, não há indicações de que a solução vá realmente ser lançada comercialmente nos próximos anos.

Via Apple Insider

publicidade

Imagem: Chinnapong/iStock