Produzido pela novata Sequoia Games, Flex NBA é um jogo de tabuleiro com realidade aumentada que apela aos entusiastas de cards colecionáveis esportivos – no jargão brasileiro, as “figurinhas”. O game de basquete segue o embalo do sucesso da NBA Top Shot, plataforma de blockchain que vem popularizando novamente os colecionáveis nos Estados Unidos, mas possui uma dinâmica de jogabilidade diferente.
No Flex NBA, o tabuleiro é híbrido, mesclando peças físicas com a interface do app no celular. O jogo, na verdade, se baseia em discos hexagonais que funcionam como cards colecionáveis e podem ser rastreados no app. Uma vez emparelhados no aplicativo mobile do Flex NBA, eles sobrepõem animações em realidade aumentada dos atletas da liga americana de basquete. O objetivo é nocautear todos os jogadores do adversário, danificando seus “pontos de confiança” – algo muito semelhante a outros jogos de cards, como o popular Magic: The Gathering.
Com os cards registrados no app – a verificação de propriedade é feita através de um sistema próximo de um blockchain –, as partidas podem ser realizadas de forma presencial ou online. Mas os jogadores não podem adquirir cards somente no ambiente virtual, ou seja, o app no mobile funcionaria como um espelho das ações no tabuleiro “físico”.
“O Flex NBA é um board game jogável em um dispositivo móvel, um crossover, algo que acreditamos ser único”, explica Dan Choi, idealizador do jogo. “Todo mundo se lembra daquela cena de Star Wars em que o Chewbacca está jogando xadrez 3D no Millennium Falcon. Com a tecnologia de hoje, podemos trazer isso para a vida real. Apenas passando seu celular sobre o tabuleiro, você verá seus jogadores ganhando vida e interagindo uns com os outros.”
Preço dos cards varia entre US$ 35 e US$ 699
Dependendo da contribuição no Kickstarter, plataforma de financiamento do Flex NBA, você recebe um pacote específico de cards. Os preços variam entre US$ 35 e US$ 699. Neste último mais caro, você adquire o “Supreme Flex Domination Pack”, que corresponde a itens avançados como cards para jogadores de nível MVP – os melhores do campeonato nas últimas temporadas como James Harden, do Brooklyn Nets, ou Stephen Curry, do Golden State Warriors.
A Sequoia Games possui uma parceria oficial com a NBA e a associação nacional de jogadores profissionais. A startup começará a enviar os pacotes de cards a partir de julho. Se você estiver interessado, pode contribuir com o financiamento do jogo por aqui.
Via TechCrunch