As empresas de tecnologia à garganta uma das outras. O mais recente exemplo disso é a suspensão do YouTube TV em aparelhos Roku, alegando políticas anticompetitivas por parte do Google.
Google e Roku não chegaram a um acordo após a empresa de buscas mudar termos de uso da sua plataforma de IPTV. Por isso o app foi retirado da loja. Roku acusa a companhia de utilizar seu poder para pressionar parceiros e ter acesso a dados sensíveis dos usuários. Quem já o possui instalado não será afetado, mas novos consumidores não conseguirão encontrar o YouTube TV no mercado de apps. No final, é o usuário quem sai mais prejudicado, sendo impedido.
Para contornar isso provisoriamente, o Google anunciou que está inserindo um atalho no app principal do YouTube para que assinantes e novos consumidores possam utilizar o IPTV da empresa. O link fica listado como última opção do menu lateral, e aparentemente a gigante de Mountain View improvisou a implementação do seu sistema de TV no serviço principal, desafiando a Roku.
Comprando essa briga, não se sabe se o YouTube poderá sofrer alguma retaliação. No Brasil, o SO já lançou alguns TV boxes e se uniu à marcas para incluir seu sistema em Smart TVs. Mesmo que ainda não se fale muito da empresa por aqui, o Google dificilmente poderá abrir mão de ter o YouTube TV no Roku: ele é basicamente o mais utilizado para TVs nos Estados Unidos e Canadá, mercados essenciais para qualquer empresa de tecnologia que deseja fazer seu produto vingar.