Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Recentemente o Google vem testando novas funções para seu tradutor automático, como tradução offline para Android no Google Lens. Agora, alguns usuários do YouTube estão notando a opção de traduzir títulos dos vídeos do inglês para o português e do inglês para turco automaticamente. A nova função parece estar disponível tanto para desktop como para o app de celular do YouTube, como apontou o Android Police.

Captura de tela: Vida Celular

Usuários que já viram o experimento disseram que a nova função do YouTube traduz não só o título do vídeo em inglês, mas também a descrição e closed caption automaticamente. Mas a mudança parece vir do servidor, não de uma atualização de aplicativo.

publicidade
Mudança pode facilitar a busca no YouTube em língua nativa

Como o The Next Web apontou, a nova função, se for realmente implementada para todos, também pode facilitar para os usuários buscar por vídeos na sua língua nativa. Atualmente, se você busca em português por um título que está em inglês, por exemplo, o YouTube não vai entregar o que você está procurando. Mas com tradução automática implementada, será possível buscar por um tema na sua língua e encontrar vídeos de todo o mundo sobre o assunto, e com descrição para saber qual o tema do vídeo.

E o YouTube também parece estar testando a tradução automática de legendas para diversas línguas, o que abre inúmeras possibilidades para usuários e youtubers não-falantes de inglês. Em 2019, a Pew Research publicou um relatório que mostrava que 67% dos canais do YouTube com mais de 250 mil inscritos publicavam conteúdo em outras línguas que não o inglês.

Se a tradução automática for implementada com sucesso no YouTube, a função pode significar um boom de novos seguidores e visualizações para produtores de conteúdo, tanto falantes de inglês como de outras línguas.

Imagem: Souvik Banerjee / Unsplash

publicidade