Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A Epic Games está travando uma batalha judicial contra a Apple por causa de problemas que as empresas tiveram com o jogo Fortnite. Em uma das audiências, o ex-engenheiro de software da empresa de Cupertino, Soctt Forstall, foi chamado a depor e acabou trazendo algumas informações do passado. Ele comentou que a Apple já trabalho junto da Adobe para tentar rodar o Flash em seus aparelhos.

No passado, Steve Jobs chegou a falar publicamente que sua empresa nunca teve interesse em trazer o Flash para seus dispositivos porque acreditava que o futuro estava no HTML5 que oferecia melhor desempenho. Ele acertou quanto ao código de programação, mas mentiu sobre o recurso da Adobe.

publicidade

Em determinado momento do julgamento, Forstall foi questionado sobre o assunto e ele alegou que a Apple até teve interesse em cooperar com a Adobe para tentar fazer o Flash funcionar no ambiente iOS, mas o desempenho era terrível. O ex-engenheiro também comentou “nós tentamos fazer o Flash funcionar. Nós ajudamos a Adobe com isso […] mas o modo como o Flash se ‘encaixava’ no código do Windows era como um pesadelo, e o mesmo foi no Mac”.

Assim, a queda do Flash, de um recurso que já foi quase onipresente, tem um dedo da apple. Na época em que o iPhone e o iPod Touch foram lançados, o Flash era um recurso bastante popular, principalmente em site que utilizavam a ferramenta da Adobe para animações e efeitos. Quando o iPad foi lançado, a proposta era que ele assumisse o papel de um computador, mas também não rodava o recurso. Atualmente, o programa da Adobe foi descontinuado e não funciona mais em nenhum site ou qualquer outra plataforma que fazia uso dele.

Via 9 to 5 Mac

Imagem: Cristian Lopez/Unsplash/CC

publicidade