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Não é só no Brasil que a Maçã precisará ajustar suas políticas de vendas e suporte: a Apple, ao lado de Samsung e muitas outras, deverá fornecer garantia de três anos para seus produtos na Espanha. Foi o que decidiu o Conselho de Ministros ao votar uma nova regulação de mercado, numa medida pró-consumidor.
Basicamente qualquer empresa atuante no segmento de dispositivos eletrônicos precisará se encarregar de cuidar de reparos a danos não causados pelo usuário durante 36 meses. O prazo atual já era maior do que temos no Brasil: 24 meses. Curiosamente, três anos é o período pelo qual muitas fabricantes costumam dar suporte de atualizações aos seus smartphones, com variações para mais e para menos, é claro. Fato é que ao menos na Espanha, parece que tanto software quanto hardware deverão ser garantidos a um prazo interessante ao usuário.
Como mecanismo para as empresas não fugirem de suas responsabilidades, a nova regulamentação inclui um dispositivo que obriga as obriga a guardar por dez anos peças de reposição. Isto porque o consumidor deverá ter o direito de escolher entre um produto similar, caso o seu aparelho quebre, ou solicitar o conserto da unidade danificada.
Sendo assim, os espanhóis receberão uma série de direitos que marcas costumam vender em forma de benefícios em outros países, inclusive no Brasil: por exemplo, um segundo ano de cobertura é cobrado pelas empresas dentro do AppleCare e Samsung Care Plus. Na Espanha, respectivamente Apple e Samsung, agora deverão oferecer três anos de garantia, sem cobrança adicional nenhuma.
Vale lembrar que essa não é a única surpresa que a Apple recebeu recentemente: no Brasil, o Procon multou a Maçã em mais de R$ 10 milhões por retirar o carregador da caixa. Na França, teve que reincluir os fones de ouvido. Pequenas derrotas para ela, mas que dificilmente impactam os planos da companhia.
Via Phone Arena
Imagem: Pixabay/Pexels/CC