Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Depois de uma lei russa querer limitar comissão da Apple e do Google por vendas de aplicativos a empresa recebeu uma multa . De acordo com as informações, a Apple foi indiciada pelo Serviço Federal Antimonopólio (FAS) por supostos abusos e violação da legislação antimonopólio russa no serviço App Store e terá que pagar cerca de 906,3 milhões de rublos (o equivalente a R$ 65 milhões) ao governo da país.

Essa investigação que resultou nessa multa pesada começou quando algumas empresas e desenvolvedoras de apps registraram reclamações sobre um abuso de poder e dominação por parte da Apple. No meio do ano passado, a FAS bateu o martelo e decretou que houve violações por parte da Apple, exigindo que a mesma “removesse as cláusulas que lhe davam o direito de rejeitar aplicativos de terceiros de sua App Store”. Uma das denúncias vieram da Kaspersky Lab (empresa de segurança), que acusa a App Store de recusar o aplicativo Safe Kids insinuando que a “a Apple limitou a competição no mercado de aplicativos móveis baseados em iOS e abusou de sua posição dominante com relação aos desenvolvedores de aplicativos de controle dos pais”.

publicidade

Antes de ser multada por causa da App Store, a Apple discordou da decisão da FAS e prometeu revogar. Agora, a empresa se pronunciou dizendo que além de ajudar a Kaspersky Lab., tem orgulho de ter cooperado com muitas empresas e desenvolvedores de aplicativos na Rússia: “Trabalhamos com a Kaspersky para que seu aplicativo cumprisse as regras que foram estabelecidas para proteger as crianças. Eles agora têm 13 aplicativos na App Store e processamos centenas de atualizações para eles”. Veja também aqui no VC: A Apple diz que vai banir aplicativos que premiem usuários por permitir rastreamento.

Via 9 to 5 mac

Imagem: Laurenz Heymann/Unsplash/CC

publicidade