Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Zoom anunciou nesta segunda-feira (26/04) um novo recurso que promete colocar até 25 participantes de uma reunião virtual em uma mesma sala, por meio do compartilhamento de um fundo único, disponibilizado pelo aplicativo em sua mais recente atualização. Quatro autores do Vida Celular – Felipe Marsola, Gabriel Lourenço, Paulo Amaral e Ronnie Mancuzo – testaram (ou, pelo menos, tentaram) o funcionamento da ferramenta.

O Immersive View, experiência imersiva do Zoom, pelo menos no que diz respeito à nossa experiência, não foi tão imersivo assim. Foram feitas inúmeras tentativas, tanto pela versão web quanto pelo próprio app, já atualizado, de compartilhar o tal fundo disponibilizado para aplicação coletiva, mas a opção não apareceu para nenhum dos quatro participantes da reunião.

publicidade
Imagem de sala virtual com fundo compartilhado no Zoom

Sala virtual com fundo compartilhado criada com a Immersive View (Divulgação/Zoom)

Para complicar, os testes feitos pelos participantes pelo app, via smartphone, deixaram metade da turma sem conseguir falar ou escutar os demais. O acesso completo, com vídeo e áudio funcionando perfeitamente, rolou apenas quando a equipe do VC utilizou a versão web do Zoom para tentar compartilhar o mesmo fundo de tela na sala de bate-papo virtual.

Os recursos que conseguimos testar foram os que já estavam disponíveis para os usuários do Zoom. Mesmo assim, alguns deles exigiram o download de pacotes específicos, como, por exemplo, o que permite ao usuário “esfumaçar” o background, tornando o espaço atrás dele “borrado” para os demais integrantes da reunião e, com isso, preservando um pouco a privacidade. Também é possível ficar de ponta-cabeças, como aconteceu recentemente com um congressista americano, que não conseguiu encontrar a opção de voltar ao normal.

Sala virtual do Zoom ainda não chegou ao Brasil

Anunciado hoje (26/04) no blog de desenvolvimento do Zoom, a função de criação da sala virtual com Immersive View estaria disponível para criação via apps de desktop e MacOS. Até 25 participantes, nas versões gratuitas e premium, poderiam dividir a tela. Para ter a imagem compartilhada, bastaria um dispositivo móvel ou computador com, no mínimo, a versão 5.6.3 do aplicativo

Imagem de sala virtual com fundo compartilhado no Zoom

Uma das opções de background compartilhado (Divulgação/Zoom)

Para fazer isso acontecer, no entanto, seria necessário um pouquinho de jogo de cintura. O interessado deveria acessar as configurações de conta no site do Zoom, entrar na aba “Configurações” e, na seção “Em Reunião (Avançado)”, ativar o novo recurso, caso não esteja ativado. Na versão em português, a opção não aparece disponível. Caso você tenha alguma dúvida, essa é a seção do novo recurso no site do Zoom.

publicidade

A instabilidade da nova função do Zoom pode deixar distante a tão prometida sensação de criar uma sala de escritório virtual. Mesmo assim, os interessados em testar essas chamadas podem encontrar as versões mais recentes do app para baixar nas lojas do Google Play e App Store.

Via CNet