Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Quem usa frequentemente a versão mobile do YouTube deve ter reparado em uma gama de novas resoluções de vídeo nesta sexta-feira (23/04). Antes, a única alternativa além das opções tradicionais – a quantidade de pixels – era a resolução automática e a avançada. Agora, o usuário pode escolher entre priorizar uma imagem com qualidade maior – e consequentemente gastar mais dados no smartphone – ou uma mais econômica, que diminua o processamento de pixels e favoreça o uso de dados móveis.

Como funcionam as novas preferências de qualidade de vídeo do YouTube

Claro, durante a reprodução, a qualidade do vídeo pode oscilar dependendo da rede Wi-Fi em uso ou da conexão de dados móveis. Testamos brevemente um vídeo com qualidade de 720p com uma conexão 4G e a quantidade máxima de resolução obtida em um padrão de imagem mais alta foi de 480p. Já no regime de economia de dados, o máximo de qualidade foi 240 pixels, despencando em alguns momentos para 144p. Vale observar que, em uma conexão 5G, os padrões de compatibilidade podem aumentar.

publicidade
Screenshot YouTube

O usuário pode agora priorizar uma qualidade de imagem mais alta ou com economia de dados na reprodução do vídeo (Captura de tela/Vida Celular)

Além dos ajustes citados acima, também é possível pré-determinar um tipo de resolução de vídeo para redes móveis e outro para Wi-Fi. Neste caso, basta selecionar o campo de qualidade de vídeo atual e acessar o atalho Configurações > Preferências de qualidade de vídeo na parte inferior da tela. O usuário também pode usar a guia “Avançada” para selecionar uma resolução específica, que varia de 144p até 4K HD.

As novas resoluções de vídeo no YouTube estão disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS. Como a atualização foi realizada no servidor da plataforma, não é necessário o usuário baixar a versão mais recente do app para conferir a nova funcionalidade.

Via 9 to 5 Google

Imagem: Christian Wiediger/Unsplash/CC

publicidade