Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Celulares gamers, geralmente, possuem sistemas de refrigeração personalizados, além de botões extras úteis para determinados gêneros. Quem não pode — ou simplesmente não quer — gastar uma fortuna com eles, encontra no mercado acessórios convenientes para melhorar a experiência em qualquer celular. É o caso de gatilhos, já fabricados por diversas marcas. E chegou a vez da OnePlus lançar seus próprios botões para games, mesmo que ela tenha acabado de anunciar seu primeiro celular para esse nicho.

Os gatilhos podem ser acoplados em qualquer smartphone Android ou iPhone, e oferecem dois botões úteis especialmente em jogos FPS. Com um L e R, fica mais fácil e ágil disparar tiros. Porém, é necessário que o título desejado permita um alto grau de personalização de botões e interface. Isso porque o produto não se comunica por Bluetooth ou outro protocolo sem fio: para garantir a agilidade máxima de um disparo, o botão opera de forma capacitiva. Um sistema mecânico pressiona a área da tela após o usuário apertar um dos gatilhos.

publicidade

Imagem de um smartphone da OnePlus com os botões voltados para games

Pouco tecnológico, mas conveniente ao conceito do produto de melhorar a jogatina, o acessório infelizmente está disponível (por enquanto) exclusivamente na Índia. É o mesmo mercado que recebeu o celular gamer da chinesa. O preço gira em torno do equivalente a R$ 100.

Como muitos devem saber, as telas dos smartphones funcionam de forma capacitiva. Não adianta tentar promover algum toque com objetos, como canetas comuns, lápis, ou o que seja. Se não quiser utilizar os dedos, é necessário um material específico para que o touchscreen reaja corretamente.

Por isso, tanto com a OnePlus quanto no mercado em geral, botões de game utilizam um pequeno silicone condutivo nas pontas dos botões para games, que é capaz de causar uma reação eletroestática na tela, simulando um toque com precisão. Infelizmente é necessário que o jogo colabore, permitindo a personalização da interface, remanejando áreas de toque para a margem superior quando o celular está no modo horizontal.

publicidade

Via Tom’s Guide