Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em 2019, grandes empresas como Amazon, Apple, Google, Zigbee e mais 170 companhias de tecnologia se juntaram em um projeto ousado: unificar sistemas de internet das coisas para produtos inteligentes. Batizado de Project Connected Home over IP (CHIP), a colaboração pode ter seus primeiros objetos inteligentes para casas lançados neste ano.

A ideia do projeto CHIP é criar um padrão que possa ser usado por qualquer objeto inteligente para que possa se tornar compatível com qualquer plataforma. Para isso, o projeto conta com tecnologia Bluetooth LE como padrão de conexão, Wi-Fi para usos que requerem banda larga, como ver um vídeo de uma câmera de segurança, e um mecanismo ainda recente chamado Thread, que é um protocolo de banda de baixo comprimento para dispositivos como sensores de movimento e outros.

publicidade

Em um webinário realizado pela Zigbee Alliance, que é um conjunto de empresas volto para o aprimoramento de uso da internet das coisas que já trabalhou com o Google Nest, foi revelado que a certificação do Project CHIP ficará pronta ainda neste ano para que fabricantes possam aplicar em seus produtos. Com isso, é provável que os primeiros objetos smart capazes de se conectar com qualquer plataforma saiam no último trimestre de 2021.

Entre a primeira leva de produtos com o padrão CHIP estão lâmpadas, persianas, controladores de ar-condicionado ou climatizadores, TVs, ferramentas de abrir e fechar portas, sistemas de segurança e roteadores Wi-Fi. Contudo, será a primeira experiência de uma certificação desse tipo, o que não é garantia de que irá funcionar corretamente em todos os casos.

Via The Verge

Imagem: Sebastian Scholz (Unsplash)

publicidade