Segundo relatórios sobre redes sociais da Later and Fohr e do HypeAuditor, ao contrário do que se poderia imaginar, influenciadores do Instagram com menos de 10 mil seguidores geram mais engajamento que celebridades com milhões de seguidores. Por outro lado, influenciadores do TikTok com mais seguidores são os que conseguem mais engajamento dos fãs.
Para medir o engajamento, os relatórios pegaram o total de curtidas e comentários e dividiram esse número pelo total de seguidores dos perfis analisados. O Later Fohr usou dados de 3,5 milhões de posts no Instagram de dezembro do ano passado a março deste ano. Já o relatório do HyperAuditor usou dados de 12 milhões de contas no Instagram, além de 5,2 milhões de perfis do TikTok e 4,5 milhões de canais no YouTube em 2020.
Engajamento é importante para criadores de conteúdo nessas plataformas, porque é o que marcas e companhias de marketing usam para definir se um influenciador realmente influencia sua base de seguidores. Levando esse engajamento em consideração, parcerias são fechadas.
Como apontado por Brian Freeman, CEO da Heartbeat, uma plataforma que conecta marcas a pequenos criadores de conteúdo, os chamados “nano” influenciadores com menos de 10 mil seguidores geram mais engajamento porque estão mais próximos de seus fãs. “Essas pessoas são consumidores reais”, ele disse ao Business Insider ano passado. “São compradores reais, pessoas comuns.”
O Business Insider também resumiu as taxas de engajamento no Instagram por número de seguidores. Perfis com mil até 10 mil seguidores, os nano influenciadores, tinham de 4% a 5% de engajamento. Perfis com 10 mil até 100 mil seguidores (micro influenciadores), de 1,4% até 2%. De 100 mil seguidores até 1 milhão, de 1,3% a 1,6%. Influenciadores com mais de 1 milhão de seguidores tinham de 0,8% a 1,6% de engajamento no Instagram.
Já no TikTok, como o HyperAuditor descobriu, produtores de conteúdo com mais de 1 milhão de seguidores geram 18,6% de engajamento, enquanto perfis com menos de 20 mil geram de 14% a 15% de curtidas, comentários e compartilhamentos. O relatório deles também apontou que o TikTok rende bem mais engajamento que o Instagram na média.
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