Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A sueca Urbanista, especializada em acessórios de áudio e que se inspira nas rotinas urbanas, está apresentando o fone de ouvido Los Angeles, movido a energia solar. O fone é desenvolvido sob a tecnologia Powerfoyle, da também sueca Exeger, que coleta luz por meio de um processo ecologicamente responsável.

Como funciona o fone de ouvido movido a energia solar?

Sua proposta de uso ininterrupto, por tempo ilimitado, parte da tecnologia Powefoyle, que trabalha carregando o Los Angeles constantemente, sempre que o fone está exposto à luz. Aliás, a empresa afirma que esse carregamento pode ser realizado em ambientes externos ou internos, o que remete à alimentação também sob a sombra. A célula que captura a luz solar fica alocada em toda a extensão da alça do fone de ouvido.

publicidade

O potencial de fornecimento de carga depende da quantidade de luz, ou seja, quanto mais luz, melhor. A Urbanista afirma que, sob uma hora de luz solar em um dia ensolarado, o fone de ouvido é alimentado para três horas de reprodução. Em um tempo mais nublado, a mesma uma hora de exposição pode produzir duas horas de carga. O Los Angeles possui uma bateria embutida de 750 mAh, que também pode ser carregada tradicionalmente via USB-C e, assim, oferecer até ​​50 horas de vida útil.

Cancelamento de ruído ativo e modo som ambiente

Além de ser movido a energia solar, o fone sem fio da Urbanista oferece recurso de cancelamento de ruído ativo e modo de som ambiente. Pode ser emparelhado com smartphones e outros aparelhos por Bluetooth 5.0 e possui microfones para comunicação com a Siri ou com o Google Assistente. Com um recurso de detecção de ouvido, ele pausa o áudio quando a pessoa retira o fone e reinicia quando o fone é colocado novamente. Isso permite um pouco de melhoria no tempo de uso do acessório.

No site da Urbanista, há um formulário para inscrição dos interessados, que serão notificados quando os fones de ouvido estiverem disponíveis para pré-encomenda. O fone vai custar US$ 199, algo em torno de R$ 1.122, sem adição de impostos ou taxas. Os envios do Los Angeles devem começar nas próximas semanas.

Ideia não é nova

A ideia de um fone de ouvido solar não é, precisamente, original. Existe outro exemplo de fone movido a energia solar, o JBL Reflect Eternal, mas o projeto foi interrompido no site de financiamento coletivo Indiegogo. De qualquer forma, projetos dessa natureza são muito bem vindos, focando não só no bem-estar das pessoas como nos cuidados com os recursos naturais do planeta.

publicidade

Via Tom’s Guide e The Verge