A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) lançou recentemente um aplicativo para avaliar a qualidade da banda larga nos Estados Unidos, pedindo em comunicado que os usuários baixem-no em seus smartphones para ajudar a entidade em sua pesquisa.
A FCC é a responsável ela regulamentação e autorização de disponibilidade de serviços de telecomunicações — telefonia, internet e radiodifusão, bem como produtos relacionados – por todo o território dos Estados Unidos. A um bem grosso modo, ela funciona por lá da mesma forma que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trabalha aqui no Brasil.
“A fim de fechar a distância entre ‘ter’ e ‘não ter’ uma plataforma digital, nós estamos trabalhando para construir uma base de dados compreensiva e amigável aos usuários, relacionada à disponibilidade de [internet] banda larga”, disse, em comunicado, Jessica Rosenworcell, que ocupa a chefia interina da FCC a pedido do presidente Joe Biden. “Expandir a base de consumidores que usam o app de teste de velocidade da FCC nos ajudará a oferecer informações aprimoradas sobre cobertura ao público, bem como adicionar às ferramentas de avaliação que estamos desenvolvendo para mostrar em quais regiões a banda larga está verdadeiramente disponível nos Estados Unidos”.
De acordo com a FCC, o app de teste de velocidade banda larga coletará informações pertinentes apenas às conexões discriminadas pelos usuários. Em outras palavras: nenhuma informação que leve à identificação do consumidor será capturada pelo aplicativo, em respeito às leis de privacidade do cidadão. Os testes avaliarão diversos aspectos das conexões móveis e wi-fi residencial, como velocidades de download e upload, latência, estabilidade, perda de pacotes de tráfego e, finamente, velocidade sobre tempo (quão saudável é a conexão em um intervalo pré-determinado de minutos ou horas).
Segundo a divulgação, o app está disponível apenas para plataformas iOS. Ainda não há nenhuma informação quanto à sua disponibilidade para smartphones Android.