O Google está planejando uma solução para não deixar você tropeçar (ou ser atropelado) enquanto caminha e mexe no celular. A estratégia é bem simples: Android deve enviar um aviso quando estiver andando e encarando o smartphone. A função agora está perto de chegar ao sistema operacional.
O recurso Heads Up (“Atenção”) está sendo implementado dentro do aplicativo Bem-estar digital, que foca em maneiras de tornar o uso do celular mais saudável (não morrer enquanto usa certamente é uma dessas formas). Se o modo estiver ativo, ele vai usar a posição do smartphone e a localização para determinar se o usuário está usando enquanto anda com ele na rua.
“Tome cuidado com seus passos com o Heads up. Se estiver andando enquanto usa o telefone, receba um lembrete para focar no que está ao seu redor. Use com cuidado. Heads up não substitui prestar atenção”, diz o aviso ao tentar ativar o recurso.
Recurso necessário?
A localização no Android ainda deve impedir que o celular te dê um aviso quando você estiver andando e mexendo no celular em ambientes como shoppings e lojas. O foco é totalmente na rua, para prevenir acidentes. O alerta deve vir por meio de uma notificação em push.
Não deixa de ser estranho pensar que é preciso um aviso do Android para que a pessoa não fique andando usando o smartphone na mão. Mas sim, isso pode ser necessário. Segundo uma pesquisa da Universidade de Calgary, no Canadá, esse tipo de acidente aumentou 800% em seis anos apenas nos Estados Unidos. O estudo ainda informou que 45% dos pedestres estão distraídos usando o celular enquanto andam na rua.
Todos os recursos do Bem-estar digital são opcionais e podem ser desativados a qualquer momento. O Heads Up, por enquanto, está sendo lançado aos poucos e está disponível apenas nos smartphones da linha Pixel. A expectativa é que em breve a função chegue a outros smartphones, mas ainda não é possível saber para quais modelos ela vai estar disponível, já que algumas fabricantes usam interfaces personalizadas do sistema operacional.
Via The Next Web
Imagem: martin-dm (iStock)