Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quem depende do celular para o trabalho sabe como a situação da bateria é algo extremamente importante. Para esses casos, o planejamento de energia precisa mais que uma mensagem anunciando que o celular está com 20%. Porque, aí, pode ser tarde demais: você pode estar a caminho do trabalho e ter esquecido o carregador em casa, e precisar atender a algo urgente. Isso pode estar para mudar com uma nova patente da Apple para o iPhone que avisa o usuário com antecedência sobre a falta de bateria.

Todo celular possui um recurso de economia de energia que, ao chegar em uma determinada porcentagem de bateria, alerta o usuário sobre a situação e passa a economizar recursos. A patente registrada vai além disso, realizando previsões de quando o usuário pode ficar sem bateria, avisando com tempo para que a pessoa se programe para a situação.

publicidade
Como vai funcionar

O documento relata que esse novo recurso em desenvolvimento realiza um mapeamento de uso do iPhone do usuário, marcando os horários que a pessoa costuma recarregar. Com isso, consegue identificar uma rotina de uso do celular e um histórico de recargas para comparar com o tempo de duração da energia e planejar momentos em que a situação pode ficar crítica.

A empresa ainda propõe uma situação para demonstrar como o recurso deve operar. Supondo que o usuário costume recarregar o aparelho às 10h da manhã quando está com 10%, se ele em um determinado dia seu iPhone estiver com 30% no mesmo horário, o sistema pode não avisar que precisa de recarga. Mas, se identificar na rotina que a próxima recarga vai demorar muito, um alerta será emitido.

Outro detalhe da patente indica que o recurso poderá usar a geolocalização do usuário para implementar a capacidade de prever a necessidade de energia. Assim, é possível que o dispositivo saiba quando o dono do iPhone estiver fora de casa em um período fora da rotina de recargas, avisando do risco de falta de bateria. Seguindo a política de privacidade que a Apple vem adotando, esses dados serão protegidos.

A patente está assinada por quatro criadores da Apple e por enquanto não existe previsão de quando será lançada. Se vai vir já no iPhone 13? Ainda não dá para saber.

publicidade

Via Apple Insider

Imagem: Screen Post (Pexels)